O Seminário Formativo "Dialogando sobre o Transtorno do Espectro Autista - TEA" promovido pela secretaria municipal de Educação, por meio da coordenação da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, foi realizado no dia 26 de maio, no Auditório Antonina Silva.
O evento proporcionou um espaço de conhecimento e aprendizado sobre novas tecnologias e estratégias para a inclusão de alunos com TEA. Os participantes compartilharam as dificuldades dos professores da rede de ensino nesse contexto.
A diversidade de participantes enriqueceu o encontro, com a presença de professores do 1º ao 5º ano, tutores e cuidadores. Com essa inciativa, a Secretaria Municipal de Educação reafirma seu compromisso com a Educação Inclusiva, sempre buscando aprimorar as práticas pedagógica, promovendo um ambiente acolhedor e adequado para o desenvolvimento de todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais.
Durante o evento, a coordenadora da Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, Lusinalva Cartágenes, destacou a importância da formação para o aprimoramento profissional. Ela afirmou: "Sei que esta formação será somativa em nossa vida profissional, pois vai ampliar o nosso conhecimento, melhorar o nosso atendimento aos estudantes com deficiência, assim como abrir caminhos prósperos para a Educação Inclusiva de Guimarães."
A fala de Lusinalva ressalta a relevância do evento e o impacto positivo que terá no trabalho dos profissionais envolvidos. Além disso, ela aproveitou a oportunidade para parabenizar o gestor e professor Osvaldo Gomes, bem como a secretária Marinilde Machado, por possibilitarem momentos de aprendizado como esse.
Prefeitura de Guimarães
Eu amo, eu cuido!