Política

STTR E PREFEITURA DE GUIMARÃES VIABILIZAM PARTICIPAÇÃO DO MUNICÍPIO NA MARCHA DAS MARGARIDAS 2019!

A Prefeitura de Guimarães, representada pelo prefeito Osvaldo Gomes e o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Guimarães, na pessoa da presidente Iracema Martins, viabilizaram a participação de dezenas de mulheres vimarenses na Marcha das Margaridas 2019. O evento aconteceu em Brasília, nos dias 13 e 14 de Agosto e contou com a presença de mais de 100 mil mulheres de todo o país e de outros 25 países do mundo.

Este ano, o evento teve por tema: “MARGARIDAS NA LUTA POR UM BRASIL COM SOBERANIA POPULAR,DEMOCRACIA, JUSTIÇA, IGUALDADE E LIVRE DE VIOLÊNCIA”.

O motivo desse grande encontro de mulheres rurais do campo, da floresta e das águas, é homenagear à Margarida Alves, mulher batalhadora que foi assassinada em 12 de agosto de 1983 em Alagoa Grande, na Paraíba. Margarida lutava bravamente pelos direitos dos homens e das mulheres do campo. 36 anos após sua morte, ela continua viva na memória daqueles e daquelas que têm certeza de que vale a pena lutar pelos direitos dos povos do meio rural.

Durante a programação, as mulheres presentes foram homenageadas em sessão solene na Câmara dos Deputados; participaram da Mostra Saberes e Sabores das Margaridas no Parque da Cidade; integraram os debates sobre saúde, educação, previdência, soberania, sexualidade, agroecologia, direito a terra; Gritaram por Lula livre, em defesa da democracia, e se posicionaram contra o governo de Jair Bolsonaro e a violência que abate milhares de mulheres todos os anos no Brasil.

O momento foi de encontro de ideias e ideais. A maioria, veio dos estados do Nordeste que representou a maior delegação do evento em 2019, saindo na frente dos demais. Entre rostos sorridentes, cansaços aparentes, o sorriso de quem estava ali para se impor. Impor seus direitos, suas vontades e conquistar seu espaço.

A caminhada percorreu 6 km pelas ruas da Capital do Brasil, saindo do Parque da Cidade até o Congresso Nacional, onde várias autoridades se pronunciaram, a exemplo do ex-candidato a Presidente pelo PT (Partido dos Trabalhadores) Haddad, que leu uma carta do ex-presidente Lula escrita especialmente às mulheres presentes. A deputada e Secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás; os deputados Zé Carlos da Caixa; Adelmo Soares e Bira do Pindaré, também estavam presentes.

A representante do STTR de Guimarães, Iracema Martins, falou da sua emoção em poder coordenar as mulheres vimarenses nessa busca pelos seus direitos.

 “Quero agradecer a todas que se dispuseram a vir conosco para este evento que tem como meta conquistar cada vez mais os nossos direitos como mulher. E quanto mais a gente busca, mais surgem problemas. Precisamos estar cada vez mais unidas e empoderadas. A violência precisa acabar, nossos direitos precisam ser respeitados e isso só vai acontecer quando a gente tiver esse mutirão de mulher no Brasil inteiro. Essa marcha nos empodera”, destacou Iracema.

O ônibus partiu de Guimarães no dia 11 de Agosto e retornou no dia 16, o translado foi um sucesso e o resultado foi muito gratificante.

Mais em Política


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Curta nossas páginas nas redes sociais
e compartilhe nosso trabalho

Prefeitura Municipal de Guimarães

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUIMARãES

Rua Dr. Urbano Santos, nº 254 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255-000

CONTATO

(98)