Política

Geminação entre as cidades irmãs de Guimarães (Brasil e Portugal) será votada no próximo dia 09 de março
Um importante passo para a geminação entre os municípios de Guimarães (Brasil) e Guimarães (Portugal) será dado na próxima terça-feira (09). A Câmara de Vereadores da cidade Portuguesa – que possui um modelo de governo diferente do Brasileiro, onde o Presidente da Câmara é que responde como Prefeito da cidade – delibera quanto a geminação com a Guimarães brasileira. O acordo prevê iniciar um profícuo programa de intercâmbio cultural, social, educativo, desportivo, informativo e turístico” através de “organização de exposições, troca de documentos, acolhimento de técnicos municipais, contatos entre empresas e instituições, entre outras iniciativas de interesse mútuo, manifestando ainda um interesse especial pela política e prática de reabilitação patrimonial. O estreitamento dos laços entre as duas cidades começou alguns anos atrás, quando Osvaldo Gomes fez uma visita à cidade portuguesa no ano de 2004 e também na época o Presidente da Câmara de Guimarães (Brasil) Ataide Aires. Em 2019, o executivo municipal propôs um acordo de geminação com vista à promoção e reforço dos laços culturais e turísticos entre ambas as cidades. “A geminação será o coroamento de um trabalho iniciado anos atrás quando resolvemos buscar a nossa cidade irmã portuguesa com o intuito de promover um intercâmbio cultural, social e principalmente econômico, que objetiva a melhoria da qualidade de vida dos nossos moradores. Temos certeza que a geminação só trará benefícios para a cidade de Guimarães, por isso a importância que temos dado para este assunto dentro do nosso governo. Gostaria de agradecer a Câmara Municipal de Vereadores, que na sua maioria entendeu a importância dessa ação para o nosso município” enfatizou o prefeito de Guimarães Osvaldo Gomes.

Mais em Política