Assistência Social

Guimarães 262 anos: Projeto Nascer Vimarense homenageia crianças nascidas em 2019!

Na tarde de ontem, 17, a Prefeitura Municipal de Guimarães, através das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde realizou a 3ª edição do Projeto “Nascer Vimarense com Amor”. 
A ideia surgiu de um sonho da saudosa Margarete Ribeiro, que desejava fazer com que as mães vimarenses, pudessem ter seus filhos novamente em Guimarães, uma vez que, por muito tempo, elas precisavam se deslocar para municípios vizinhos para que pudessem dar à luz.
A eterna prefeita conseguiu realizar seu sonho assim que assumiu a gestão municipal em 2017 e assim, resolveu criar uma forma de homenagear os novos vimarenses, nascendo assim o “Nascer Vimarense com Amor”. Nos últimos 3 anos, 441 crianças nasceram no Hospital Municipal Maria Alice Coutinho, sendo 114 apenas em 2019, coincidentemente, 57 meninos e 57 meninas.
Com a morte de Margarete, o prefeito Osvaldo Gomes deu prosseguimento ao lindo projeto, que acontece sempre na semana de comemoração ao aniversário de Guimarães. Assim, na noite do último dia 17, as crianças nascidas em 2019 foram recebidas no Casino Vimarense para a solenidade de homenagens.
Durante a cerimônia, estiveram presentes o prefeito Osvaldo Gomes, a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, Fernanda Cardoso; o secretário de Saúde, Olavo Cardoso; de Administração, Danielson Torres; de Gabinete, José Benedito; de Esporte e Juventude, José Henrique; a diretora do hospital, Marinalva Lopes; o vereador e viúvo de Margarete, César Ribeiro; a presidente do Conselho Tutelar, Lilian de Cássia; a presidente do CMDCA, JoyceAnne Moreira; o Dr. Almir Ribeiro, filho de Margarete; A ACS, Concita, representando a Pastoral da Crianças; a coordenadora do setor de Comunicação, Adriana Alves; a Coordenadora do CRAS, Edenilce Azevedo e do Programa Criança Feliz, Simone Cunha; a vereadora Jenille Brito, demais colaboradores da gestão municipal e as mães dos bebês homenageados. 
Entre os momentos marcantes, destacam-se a homenagem à Margarete, através de um vídeo exibido no telão, quando ela, em vida, caminhava ao lado da população; 
Os padrinhos foram chamados para entregar os presentes aos seus respectivos afilhados; 
Palestra sobre os cuidados na primeira infância com a Enfermeira, Francianna Barros Mendes;
 O momento dos parabéns com todas as autoridades reunidas na mesa; e por último, o lanche servido para as mães e demais presentes. 

DEPOIMENTOS DE ALGUMAS AUTORIDADES
“Parabenizo o prefeito Osvaldo, pois junto com sua equipe, tem dado continuidade a esse lindo projeto, que é o Nascer Vimarense, idealizado pela nossa amada Margarete. Ela que se dedicou por tantos anos à saúde de Guimarães e que tinha o sonho de tratar as crianças vimarense como seus filhos. Fico feliz de ver que a semente plantada por ela, cresceu e tem dado frutos excelentes”, declarou César Ribeiro.
“O Nascer Vimarense, foi uma semente plantada pela Margarete e que hoje está sendo regada por cada um de nós”, disse Marinalva Lopes.
O prefeito Osvaldo Gomes, primeiro parabenizou aos bebês, depois destacou a necessidade de reforma do Hospital Municipal, enfatizando que já tem em caixa, uma emenda de 500 mil reais, deixada por Margarete (que ainda não é suficiente) para que seja dado início à obra ainda esse ano. Em seguida, Osvaldo declarou que Margarete continua viva dentro de cada que teve a oportunidade de estar com ela e que o Nascer Vimarense, é a melhor forma de continuar homenageando-a. 
Fernanda Cardoso, lembrou da alegria de Margarete ao falar do Nascer Vimarense e que mesmo não estando presente, ela deixava claro como queria que fosse realizado. A secretária ainda destacou sua felicidade em ver que o desejo da eterna prefeita continua sendo valorizado pelo atual prefeito Osvaldo Gomes, que dá todo o seu apoio para que as homenagens continuem. Fernanda finalizou agradecendo a toda equipe, pois sem os colabores, nada poderia ser feito com tanto primor.

Mais em Assistência Social


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Guimarães

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUIMARãES

Endereço: Rua Dr. Urbano Santos, nº 214 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255000

Horário de atendimento: 08:00 às 12:00

Contato: (98)98560-0841