Agricultura

Agricultores e empreendedores familiares participam de chamada publica para aquisição de merenda escolar

A Prefeitura Municipal de Guimarães, através da Comissão Permanente de Licitação – CPL, e da Secretaria de Educação – SEMED, realizou no último dia 12, chamada publica 01/2019, com o objetivo de aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e de empreendedores familiares rurais destinados à alimentação escolar da rede municipal de Ensino.

Cerca de dezoito produtores rurais irão fornecer durante todo o ano de 2019, hortaliças, legumes, farinhas e frutas da Agricultura Familiar para a merenda escolar, além de carnes e mariscos.  Diferentemente da licitação, neste procedimento não há disputa de preços. As regras e critérios são definidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Nayara Farias, participou do encontro com os fornecedores, avaliando a qualidade dos produtos, tendo em vista que foram apresentadas amostras de todos os gêneros alimentícios contidos na proposta de venda. A nutricionista destacou que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem o objetivo de garantir a alimentação saudável dos estudantes e promover o desenvolvimento sustentável dos produtores rurais de Guimarães.

Segunda a Secretária de Educação, Yasmin Cunha, a realização da chamada publica garante que o ano letivo já inicie com a merenda escolar sendo fornecida aos estudantes:  “A Gestão Municipal quer melhorar a qualidade dos alimentos servidos aos alunos, injetar dinheiro na economia local e valorizar essa parcela importantíssima da economia do município, formada pelos produtores rurais”.