Cidadania

CREAS e CAPS realizam campanha do abraço no mês amarelo de combate ao suicídio

Quem não gosta de um abraço? Quem nunca se sentiu acolhido (a) após um abraço?, questionamentos como esses foram  fundamentais para o planejamento da intervenção  proposta pelos Equipamentos CREAS e CAPS que aconteceu no dia 13/09 no Município de Guimarães, visitando pessoas na Prefeitura, Fórum de Justiça, Promotoria de Justiça, Conselho Tutelar, Posto de Saúde Bom Samaritano, CREAS, SEMUS, SEASDECOM.

Acreditamos que tão importante quanto falar do suicídio é valioso desenvolver a capacidade de reconhecer pequenos gestos, e saber que existe alguém preocupado com seu bem estar. Ainda com base no CVV- é proposto a seguinte pergunta: Como vai você?, que resulta nas siglas do Centro de Valorização da Vida.

Para tal ação, os Equipamentos visaram atingir o maior número de pessoas e prédios públicos do município de Guimarães – MA, ofertando de forma dinâmica um abraço, seguido de uma breve informação sobre o suicídio e a valorização a vida, entregando o laço amarelo símbolo da campanha. No momento da abordagem, foram realizados alguns questionamentos, por exemplo: como vai você? Tem algum problema no qual podemos ajudar você? É importante ressaltar que o abraço tem valor terapêutico comprovado cientificamente como aliviar o estresse, ajudar pessoas que tem dificuldades de falar de suas emoções a se expressarem, entre outros.

O abraço provoca reações físicas nas pessoas que o praticam, pois, por ser um carinho mútuo, a pessoa que o dá, ao mesmo tempo, o recebe, e vice-versa. Dentre essas reações, podemos elencar algumas: os olhos se fecham, mais ainda assim as pupilas ficam dilatadas; a boca sorri em silêncio; o cérebro tenta desesperadamente parar o tempo; o coração bate mais forte. Confira abaixo alguns dos benefícios do abraço!


1. Nos fazem sentir bem

O simples ato de um abraço não é apenas sentido em nossos braços. Quando abraçamos alguém, a ocitocina (também conhecido como “hormônio do aconchego”) é liberada, fazendo-nos sentir relaxados. Promove sentimentos de devoção, confiança e união.


2. Pressão arterial mais baixa

Os hormônios que são liberados no corpo depois de um abraço não são apenas bons para sentimentos felizes – eles também podem ajudar a sua saúde física. Quando alguém te toca, a sensação na sua pele ativa os receptores de pressão que enviam sinais para uma área do cérebro que é responsável pela redução da pressão arterial.

3. Podem aliviar nossos medos

Um estudo sobre os medos e auto-estima revelou que abraços reduzem significativamente a preocupação com a mortalidade. Os estudos descobriram que abraçar ajuda a acalmar os temores existenciais dos indivíduos.


4. Abraçar pode ser bom para os nossos corações

Abraçar alguém pode aquecer seu coração, em um experimento os participantes que não tiveram qualquer contato com os seus parceiros desenvolveram um coração acelerado em comparação com os que abraçaram os seus parceiros.


5. Adultos podem se beneficiar mais do abraço

Estudos têm mostrado que a solidão, que surgem particularmente com a idade, pode aumentar o estresse e têm efeitos nocivos à saúde. Ao abraçar alguém, imediatamente nos sentimos mais perto da pessoa, diminuindo sentimentos de solidão.


6. São um calmante natural

Quando abraçamos, imediatamente reduzimos a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse. Abraços também fazem o nosso corpo liberar a tensão e enviar mensagens calmantes para o cérebro.


7. Bebês que foram bastante abraçados são menos estressados ??quando adultos

Quer fazer algo para as gerações futuras? Abrace-os enquanto eles ainda são pequenos. Um estudo descobriu uma ligação entre toque e alívio de tensões, especialmente nas fases iniciais da vida.

Que vontade de ter em meu braço, o doce abraço. Encostar coração com coração. Deixar a alma sentir, a emoção fluir…

Mais em Cidadania


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!