Assistência Social

GUIMARÃES PROMOVE A 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA EM DEFESA DA PARTICIPAÇÃO E DOS DIREITOS

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário (SASDECOM), realizou nesta terça-feira, 3 de junho de 2025, a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no salão da Colônia dos Pescadores e teve como tema: “Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.

A Conferência teve como principal objetivo promover um espaço democrático de escuta, diálogo e construção coletiva de propostas que visam garantir e fortalecer os direitos da pessoa idosa. Participaram representantes do poder público, sociedade civil, lideranças comunitárias e idosos de diversas localidades do município.

Estiveram presentes o presidente do CMDPI, Irenilson Leite; a secretária de Assistência Social, Olivia Gonçalves; o ex-prefeito Reginaldo Lopes, representando o prefeito Magno Cartágenes; a conselheira estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Edwiges Bertrand; a assessora da Defensoria Pública, Niédja Trindade; além de vereadores, colaboradores da gestão municipal e representantes das comunidades indígenas e rurais.

Após a leitura e aprovação do regimento interno, a palestra magna foi conduzida por Edwiges Bertrand, que abordou temas como direitos, equidade e participação da pessoa idosa na sociedade.  Segundo ela, “nosso país está envelhecendo, e essa conferência é fundamental para mostrar que a pessoa idosa tem vez, voz e valor. É preciso ouvi-las para garantir políticas públicas que atendam suas reais necessidades”.

Durante a conferência, os participantes foram organizados em grupos de trabalho, divididos por cinco eixos temáticos:

  • Eixo 1: Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
  • Eixo 2: Fortalecimento de políticas de proteção à vida, saúde e cuidado integral da pessoa idosa;
  • Eixo 3: Enfrentamento à violência e ao abandono social e familiar;
  • Eixo 4: Participação social, protagonismo e vida comunitária nas múltiplas velhices;
  • Eixo 5: Fortalecimento dos conselhos de direitos como política de Estado.

Ao final dos debates, foram apresentadas, discutidas e aprovadas propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população idosa de Guimarães. Também foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

“A iniciativa demonstra o compromisso da gestão em ouvir de perto quem mais precisa de atenção. É um passo importante na construção de políticas públicas que valorizam, respeitam e garantem mais qualidade de vida à pessoa idosa. “Esse é um momento ímpar para Guimarães. Conseguimos reunir idosos de várias localidades, que trouxeram contribuições valiosas na luta pelos seus direitos e por uma vida mais digna”, destacou o presidente do CMDPI, Irenilson Leite.

Moradoras como dona Marlene, da comunidade indígena de Jenipaúba, e dona Maria, da sede do município, destacaram a importância do respeito à pessoa idosa. “Já contribuímos muito para a sociedade. Precisamos ser respeitadas e valorizadas. Um dia, todos chegarão à velhice”, afirmou dona Maria.

A Prefeitura segue trabalhando para construir uma cidade mais acolhedora, justa e com oportunidades para todas as idades.

Prefeitura de Guimarães
Fé, compromisso e ação!

 

 

Mais em Assistência Social


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!

Prefeitura Municipal de Guimarães

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUIMARãES

Endereço: Rua Dr. Urbano Santos, nº 214 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255000

Horário de atendimento: 08:00 às 12:00

Contato: (98)98560-0841