Assistência Social

COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO BENEDITO DE CARATÍUA RECEBE CERTIFICAÇÃO ESTADUAL EM SÃO LUÍS

O Prefeito Osvaldo Gomes esteve presente na tarde de ontem, 18, no auditório João Goulart em São Luís, para participar do Ato Político em alusão ao Dia da Consciência Negra e entrega de certificação estadual para a comunidade quilombola São Benedito de Caratíua.

Estavam presentes também, Jucielly Andrade - Coordenadora da Igualdade Racial, Leandro Abrantes Ribeiro - vice-presidente da comunidade de Caratíua e Ligiane Cantanhede - diretora da Proteção Especial, representando a secretária de assistência social Olívia Francisca.

A certificação estadual de comunidades Quilombolas é um dos efeitos do Estatuto Estadual da Igualdade Racial e visa oficializar a existência das comunidades quilombolas junto ao Governo Estadual, facilitando a chegada de políticas públicas. Além disso, permite a participação de toda a sociedade em ações voltadas ao fortalecimento da política de igualdade racial.

Para a coordenadora de igualdade racial, Jucielly Andrade, essa certificação representa o empenho que os moradores da comunidade de São Benedito de Caratíua tiveram em se organizar, mandar as documentações necessárias para o Governo do Estado e assim ter acesso aos benefícios que essa certificação traz. Ela reiterou a importância das outras comunidades que procurarem os setores responsáveis para que possam buscar também esse reconhecimento.

O evento teve a participação do secretário de Estado da Igualdade Racial Gerson Pinheiro, da secretária adjunta da SEIR, Socorro Guterres, da secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) Amanda Costa e do governador Carlos Brandão, além de deputados federais, estaduais, representantes de entidades e instituições voltadas para o povo negro.

"É muito importante estar aqui representando o município de Guimarães. Honrados em trazer a Comunidade de São Benedito de Caratíua, mostrando que seus membros se organizaram e se empenharam, com a ajuda da coordenação de igualdade racial, inserida na nas políticas da assistência social.  Uma mobilização que resultou nessa certificação e que agora Caratíua pode acessar aos benefícios e ações do Governo do Estado para melhorar cada vez mais suas potencialidades", disse o prefeito Osvaldo Gomes.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Endereço: Rua Dr. Urbano Santos, nº 214 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255000