A prefeitura de Guimarães, atravé Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária municipal, realizou ontem,21, em parceria com a Vigilância sanitária estadual, na parte da manhã, a implantação do programa estadual de boas práticas para o açaí e uma capacitação ministrada pelo médico veterinário da Secretaria Estadual de Saúde Douglas de Carvalho para ACS's, enfermeiros da Estratégia da Saúde da Família e os Agentes de Endemias. Durante a tarde, participaram os batedores de juçara.
O objetivo foi esclarecer aos batedores, a importância da higiene e o manejo correto do produto nos processos de apanhar o fruto, desinfecção dos caroços, despolpar e armazenar, até chegar ao consumidor final. Teve ainda esclarecimentos a respeito do destino correto do caroço para que não seja descartado de forma irregular.
Para os profissionais da saúde, foram apresentados a sintomatologia da Doença de Chagas para que eles saibam identificar e notificar os casos, garantindo dessa forma, o tratamento correto e o monitoramento, a fim de evitar mais infecções.
"É uma prevenção que estamos levando para as pessoas que trabalham com a juçara, bacaba e buriti. A Vigilância Sanitária e os demais órgãos de saúde estão agindo preventivamente para que sejam evitados casos de infecção pelo Barbeiro. Não agiremos de forma punitiva, mas temos que fiscalizar para que não sejamos cobrados pelo Ministério Público" explicou Ismael Mendes, coordenador de Vigilância Sanitária de Guimarães.
"É um processo novo para esses batedores. Alguns já fazem da maneira correta, mas é preciso uma constância, pois 70% dos casos da Doença de Chagas são decorrentes da ingestão da juçara. Porém, o processo de desinfecção do fruto e a pasteurização da polpa garantem segurança para o consumidor. E o nosso propósito é fazer com que esses profissionais da saúde e os produtores, trabalhem em conjunto evitando a proliferação dessa doença" esclareceu o senhor Douglas.
Prefeitura de Guimarães
Eu amo, eu cuido!