Cultura

Espetáculo de Maria Firmina dos Reis é apresentado no Teatro Guarapiranga e na U.I. Mais Integral, em Prata

Na noite desta segunda-feira, 05, e na manhã desta terça, 6, o Teatro Guarapiranga e a Unidade Mais Integral, em Prata, foram palcos para a apresentação do espetáculo "Maria Firmina dos Reis - 200 anos de Resistência".

O projeto surgiu em 2006, quando seu criador, o produtor Leônidas Portela, desenvolveu um projeto de extensão na comunidade Santa Clara - um dos maiores quilombos urbanos de São Luís. O objetivo era resgatar a autoestima, sobretudo das meninas negras, levando o exemplo de coragem e força de Maria Firmina. O primeiro espetáculo: "Maria Firmina no Caminho do Rio Vermelho", contava a história da autora na sua infância, enfatizando a temática da escravidão. Desde então, Leônidas seguiu criando espetáculos até chegar ao resultado atual.

"Esse é o primeiro espetáculo teatral do Brasil que fala sobre a vida de Maria Firmina dos Reis - um tema tão essencial e necessário, que chegamos a ganhar prêmios nacionais pela Fundação Nacional de Artes; e assim, continuamos a circular e difundir a história dela, sobre a cultura popular, afro-brasileira e toda a riqueza que essa mulher traz. Portanto, a continuidade desse projeto é para sempre, porque a Maria Firmina dos Reis é eterna", afirma Leônidas.

No roteiro desse espetáculo, a personagem da atriz Júlia mescla a história da autora com a sua própria história de vida, porque falar de Maria Firmina é falar da Júlia, da Ana, da Cláudia e de todas as outras mulheres", explica o criador do projeto.

"Costumo dizer que a Maria Firmina me escolheu e eu sou muito honrada, por ter encontrado seus escritos. É uma grande responsabilidade trazer toda a verdade dela e difundir o trabalho para outros públicos. Tenho feito isso com muito esmero, mostrando o amor que tenho pela história da Maria Firmina, não só para mim, mas para quem vê e ouve", declarou a atriz e intérprete Júlia Martins.

"Foi a realização de um desejo antigo trazer essa peça para Guimarães. Sabemos da importância de Maria Firmina para o nosso município e para a construção da história de muitas mulheres. Ela esteve em cartaz há um tempo em São Luís, Rio de Janeiro e em São Paulo e essa expressão artística é de fundamental importância para que os vimaranenses conheçam ainda mais essa mulher que vivia à frente do seu tempo", disse o secretário de cultura Antônio Marcos.

Prefeitura de Guimarães

Eu amo, eu cuido!

Mais em Cultura

Endereço: Rua Dr. Urbano Santos, nº 214 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255000