ARTISTAS VIMARENSES SÃO BENEFICIADOS PELA LEI ALDIR BLANC

Em Guimarães, dezenas de fazedores de cultura e coletivos culturais foram beneficiados com o auxílio cultural disponibilizados através de onze editais nas categorias de Espaços Culturais, música, artesanato, Cultura popular, festivais de talentos, fotografia, áudio visual, artes plásticas, poesia e contos, arte de rua e literatura, tiveram o crédito do auxílio depositado em suas contas hoje.

A Lei n° 14.017/2020, ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao compositor e escritor que morreu em maio de 2020 em decorrência da COVID-19. São recursos oriundos do Fundo Nacional de Cultura (FNC), que transferiu R$3 bilhões a todos os estados e municípios brasileiros. O Município de Guimarães ficou responsável em gerir R$ 98.265,00.

Para a utilização dos recursos, desde 2020, foi feito um cadastro para se saber quantos artistas e grupos culturais existem no município. A partir desses dados foi feito um plano de ação, com a distribuição de recursos por categoria, esse plano de ação foi aprovado pelo Secretaria Especial de Cultura do governo federal. E assim que foi dada a autorização, foram lançados os onze editais em setembro de 2021, com inscrição gratuita para quem tivesse interesse em solicitar os recursos.

Para o secretário de Cultura e Turismo Antônio Marcos, apesar da dificuldade de implementar a Lei, pelos aspectos burocráticos, os desafios foram vencidos e os artistas que solicitaram e entregaram a documentação pedida, puderam ter acesso ao auxílio.

Mais em Cultura

Endereço: Rua Dr. Urbano Santos, nº 214 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255000