Cultura

ALUNA QUILOMBOLA VIMARENSE SERÁ SELECIONADA PARA ESTUDAR NA ARGENTINA ATRAVÉS DA VIA MUNDO

A cidade de Guimarães recebeu a visita do João Carlos Furtado- Coordenador de Operações e Suporte da Via Mundo e demais integrantes desta agência de intercâmbio e turismo que atua há mais de 22 anos no mercado e desenvolve vários projetos de cunho social. Alguns são de iniciativa privada, mas outros também de iniciativa pública, dependendo do projeto.
Um dos objetivos da visita, foi as tratativas com a prefeitura de Guimarães através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para realizar o projeto cultural “Bolsa Maria Firmina dos Reis” onde uma aluna quilombola negra será selecionada para cursar um semestre acadêmico do Ensino Médio na Argentina. No processo, as alunas interessadas deverão cumprir algumas etapas do edital de seleção, algumas de cunho cultural, apresentações e entre outros.
Depois de cumprir as etapas e ser selecionada, a Via Mundo vai preparar essa aluna, conversar com os pais, desmistificar diversos tabus e tirar todas dúvidas para que ela possa ir para o exterior.
Na ocasião da visita, a equipe aproveitou para fazer um Fantour pela cidade com professores da rede pública e privada de São Luís. O objetivo foi mostrar a eles, o potencial turístico e histórico da cidade de Guimarães.

“Muito além de enviar esse aluno daqui, a proposta é trazer os alunos de São Luís para cá para conhecer Guimarães, conhecer onde Maria Firmina se criou, saber mais sobre a famosa Maria Firmina, não se prendendo somente a história e literatura, mas também nas diversas outras áreas que a gente pode trabalhar: administração, gestão, biologia, física, o ecossistema daqui que é muito rico, além da cultura. Então a gente tem milhares de ideias que a gente pode adaptar e essa parceria com Guimarães já está dando certo”, explicou o coordenador João.

Havia representantes das escolas Educallis, Crescimento , Invictus e Escolas de Habilidades Especiais , vinculada à SEDUC-MA e a Via Mundo.

“Juntos e com muito trabalho vamos valorizando nossa cultura e construindo oportunidades através da educação para nossos alunos e professores”, destacou o secretário de Cultura e Turismo Antônio Marcos Gomes.

Mais em Cultura

Endereço: Rua Dr. Urbano Santos, nº 214 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255000