Finanças

PREFEITURA DE GUIMARÃES REALIZA SEMANA DE ACESSO AO CRÉDITO PARA PEQUENAS EMPRESAS E PRODUTORES RURAIS

Durante uma semana a Prefeitura de Guimarães, por meio da Sala do Empreendedor Vimarense, em parceria com o Sebrae e o Banco do Nordeste, por meio dos programas Crediamigo e Agroamigo realizaram a Semana de Crédito em Guimarães.

A ação teve como principal objetivo incentivar os empreendedores locais, sejam eles da sede ou da zona rural, e promover a expansão de pequenas e médias empresas a partir da concessão de linhas de crédito. Os interessados puderam solicitar junto ao Banco do Nordeste microcréditos para pessoas físicas e jurídicas de micros e pequenos negócios formais da cidade e do campo.

O Agroamigo é o Programa de Microfinança Rural do Banco do Nordeste que tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar do Nordeste e norte de Minas Gerais e Espírito Santo, cuja operacionalização conta com a parceria do Instituto Nordeste Cidadania (Inec).

Já o Crediamigo tem sua atuação fundamentada nas diretrizes do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO) do Governo Federal, que tem a finalidade de incentivar a geração de trabalho e renda entre os microempreendedores. Ambos os programas tem adesão facilitada e valores com taxas de juros bastante atrativas.

Como as taxas de inadimplência são baixas em Guimarães o crediamigo aumentou a disponibilidade de recursos para o município, agora serão 3 milhões de reais a disposição para contratação. Mesmo assim uma das principais dificuldades dos pequenos negócios e até mesmo das grandes empresas do município é o acesso a capital de giro.

A expectativa é de que Guimarães se torne em breve uma das sede regionais do agroamigo.

Lembrando que no dia 13 de julho houve uma reunião na Sala do empreendedor com representantes das seguintes entidades: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sindicato dos Pescadores, Colônia de Pescadores, Cooperativa de produtores, Secretaria de Produção, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e Secretaria de Cultura e Turismo, para discutir estratégias para o avanço da linha de credito do agroamigo no município, que neste mês de julho voltou a ter atendimentos na Sala do Empreendedor, bem como estratégias para assistência técnica e comercialização da produção local.

Dentre as propostas lançadas está a formação de grupos  de 15 pessoas por entidades para que possam conhecer as linhas de créditos disponíveis, bem como alinhamento com a SEPRODEMA, para que as pessoas que tenham acesso ao agroamigo possam ser acompanhados com assistência técnica pela Secretaria de Agricultura.

Mais em Finanças

Rua Dr. Urbano Santos, nº 254 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255000