Assistência Social

18 de Maio – Em Guimarães, dia de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes terá programação 100% online este ano

A data já se tornou um marco, o dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, criado pela Lei Federal 9.970/00, é o principal simbolismo na luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no Brasil. Em Guimarães o dia também recebe uma atenção especial da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário.

O objetivo da campanha, que esse ano completa 20 anos, é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a todos para participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É importante ressaltar a responsabilidade do poder público e da sociedade na garantia da atenção às crianças, adolescentes e suas famílias, por meio da atuação em rede, fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos, assegurando a toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

Em 2020 também são comemorados 30 anos de criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e 20 anos de criação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A importância na mobilização e participação de diversos setores da sociedade nessa ação é indiscutível, mas este ano em especial, levando em consideração a pandemia Coronavírus (COVID-19) que assola todo mundo, foi necessária uma reformulação nas ações alusivas ao dia 18 de maio.

As atividades foram reestruturadas e uma programação exclusivamente online foi criada, não incentivando eventos, palestras, seminários presenciais, entre outras atividades que resultem em aglomeração de pessoas. Dia 18 é o dia "D" da campanha confira a programação:

PROGRAMAÇÃO:

18/05/2020

LIVE DA CAMPANHA 18 DE MAIO

Tema: VAMOS FAZER BONITO JUNTOS! O ISOLAMENTO SOCIAL NÃO PODE NOS CALAR!

Local:  Página da SASDECOM Guimarães no Facebook

18/05/2020

COMPARTILHAMENTO DA MÚSICA “O SEU CORPO É UM TESOURINHO” CANTADA PELAS CRIANÇAS EM VÍDEO NAS REDES SOCIAIS DO MUNICÍPIO E LIVE DA CAMPANHA 18 DE MAIO.

Rua Dr. Urbano Santos, nº 254 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255-000

(98)