Interesse público

Em Guimarães casa lotérica e correspondentes bancários retomam suas atividades com apoio da prefeitura municipal

A Prefeitura de Guimarães uniu forças com a gerência da Unidade Lotérica que atende o município, agências e correspondentes bancários e instalou uma tenda com cadeiras em frente à casa lotérica do município para abrigar e organizar as filas com pessoas que precisam sacar seu auxílio emergencial. "Essa medida é apenas mais uma das que já vem sendo tomadas para evitar aglomerações. Neste momento delicado, é dever do poder público se irmanar com entes públicos e privados, para garantir a segurança da nossa população e manter a distância necessária neste momento delicado, é fundamental no combate ao Coronavírus", ressaltou o prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes.

O fechamento preventivo da unidade e dos postos de atendimentos bancário foi determinado em razão do primeiro caso confirmado de Covid-19 em Guimarães. O alto nível de aglomeração nestes locais e o fato do vírus se propagar atualmente de forma comunitária, fez com que a Vigilância Sanitária tomasse essa decisão, com a finalidade de resguardar a saúde da população.

Após 07 dias de paralização, uma nova avaliação foi feita e decidiu-se pela retorno das atividades. Além de instalar a tenda e disponibilizar cadeiras, a prefeitura realizou também em todos os pontos de atendimento a demarcação dos locais seguros nas filas, respeitando o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde. Foi instalado ainda um lavatório na praça, para que os clientes dos estabelecimentos possam higienizar suas mãos.

Além disso, algumas regras deverão ser obedecidas durante o atendimento em estabelecimentos financeiros de Guimarães:

01 - Pela manhã o atendimento será dedicado ao pagamento de boletos bancários, contas de prestadores de serviços, transferências bancárias e outras transações de pagamento, sendo aberto para a população em geral, de acordo com a ordem de chegada.

02 - O período da tarde será destinado ao saque dos auxílios emergenciais, benefícios sociais e demais tipos de saques, de acordo com um calendário de atendimento, que dividiu o município por setores.

No primeiro dia de funcionamento a avaliação dos usuários foi positiva quanto as mudanças implementadas, destaque para o calendário de atendimentos da lotérica, que contemplou hoje o setor Bela Vista, Rocinha, João Paulinho e Japãozinho.

03 - O uso da máscara de proteção facial será obrigatório e será exigido o distanciamento de no mínimo dois metros em relação a cada pessoa que estará na fila.

04 - Devido ao grande volume de dinheiro que deverá ser sacado por cada beneficiário, (em média, mil e duzentos reais), a casa lotérica pode não ter condições de atender a todos.

05 - No saque, a preferência será dada às pessoas que não possuem cartão com chip. Aos que possuem cartão com chip, solicita-se que seja sacado no máximo 600 reais por beneficiário.

06 - Pedimos ainda a colaboração dos comerciantes Vimarenses, para que a efetuação dos depósitos e qualquer tipo de pagamentos sejam efetuados no período da manhã, a fim de se ter caixa suficiente para os saques do período da tarde.

07 - Para aqueles que recebem o Auxílio Emergencial por meio da Poupança Social Digital CAIXA, recomenda-se baixar no celular, o aplicativo CAIXA Tem, que é uma plataforma de navegação gratuita que permite ao usuário efetuar transações bancárias.

Pedimos antecipadamente desculpas pelos transtornos e inconvenientes, e solicitamos encarecidamente a colaboração de todos para o sucesso da aplicação dessas medidas visando o bem estar de todos e proteção de nossa população contra o Coronavírus.

Mais em Interesse público

Rua Dr. Urbano Santos, nº 254 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255-000