Prefeitura de Guimarães intensifica ações de combate ao Coronavírus

Guimarães não possui nenhum caso suspeito do novo Coronavírus – COVID 19. Mas o prefeito Osvaldo Gomes, com vistas a ampliar a prevenção da população do município, definiu pela publicação do Decreto 037/2020 que suspende inúmeras atividades na cidade e na zona rural.

Paralelo a isso a Prefeitura de Guimarães está ampliando as medidas de contenção e prevenção ao novo Coronavírus na cidade. As determinações contemplam, por exemplo, o fechamento de empresas que não estejam entre as consideradas de funcionamento essencial. A determinação é para evitar aglomerações e diminuir o trânsito de pessoas – restringido assim a possibilidade de transmissão do vírus.

Barreiras sanitárias foram instaladas no município, restringindo o acesso de visitantes e turistas oriundos de outras localidades e controlando o desembarque de pessoas que chegam das mais diversas regiões do Maranhão e do Brasil.

Os proprietários de vans e ônibus foram orientados pela secretaria municipal de saúde a adotar uma série de ações que vão desde o reforço na higienização dos veículos à disseminação de informação sobre medidas de prevenção entre os usuários do sistema.

Agora, além das ações educativas, um controle rigoroso tem sido adotado com os passageiros, que passam por uma espécie de triagem e tem o seu estado clínico e a sua temperatura verificada assim que chegam ao município de Guimarães.

A preocupação do poder público vai além de identificar e controlar possíveis casos do Covid 19, os profissionais de saúde do município, que estão atuando na linha de frente no combate a proliferação do vírus, ganharam recentemente um reforço importante, com a chegada dos kits de equipamentos de proteção individual (EPI’S) que irão garantir a proteção das equipes de campo.

Para o prefeito Osvaldo Gomes o momento de pandemia global requer uma atenção especial com a saúde dos Vimarenses.

“Nós estamos encarando a gravidade do Coronavírus com a seriedade que o caso requer, jamais iríamos colocar em risco por omissão a saúde dos Vimarenses, por isso as medidas necessárias estão sendo tomadas. Destacamos que as nossas ações são preventivas exatamente para evitar que nossos moradores sejam infectados com o vírus que tem contaminado milhares de pessoas ao redor do mundo. Por isso peço a todos os nossos cidadãos que respeitem as medidas de isolamento recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e reforçadas por nós através de decreto municipal” frisou o prefeito.

Rua Dr. Urbano Santos, nº 254 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255-000

(98)