Agricultura

Prefeitura de Guimarães irá adquirir 23 toneladas de alimentos de agricultores familiares através do PAA
A Prefeitura de Guimarães tem trabalhado incansavelmente para garantir uma melhor qualidade de vida para o homem do campo Vimarense, a secretaria municipal de produção rural (SEPRODEMA), iniciou na última semana mais um ano de ações do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. Em 2020 a previsão e que sejam adquiridas 23 toneladas de alimentos de 31 tipos diferentes entre frutas, hortaliças, verduras, legumes e farinha, tudo produzido por agricultores do município que estão cadastrados no programa. Para o prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, o PAA é uma fonte de renda segura para os agricultores locais o que incentiva a economia do município. “Nossos agricultores produzem tranquilos sabendo que terão venda garantida para os seus produtos, fazemos questão de manter os pagamentos do programa sempre em dia, assim, os produtores podem se programar e honrar com seus compromissos, fazendo o dinheiro circular aquecendo a economia local. Além de ajudarmos esses agricultores a ampliar as suas produções, plantando e colhendo cada vez mais para abastecer o comércio da nossa cidade” garantiu o prefeito. O PAA, é um programa de compras de alimentos do Governo Federal executado e gerido pela prefeitura de Guimarães e que busca incentivar a agricultura familiar no município, promovendo a organização produtiva e econômica no meio rural, combatendo à pobreza extrema e garantindo o acesso à alimentação adequada e saudável a mais de 3.200 beneficiários em Guimarães. O programa adquire alimentos produzidos por agricultores familiares de 09 comunidades da zona rural (Quilombo Cumum, Quilombo Damásio, Cumã, Santo Antônio, Zaranza, Baiacu, Carapirá, Macajubal, Santa Rita, Prata, Pareaua e Santa Luzia) e distribui gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e que são atendidas pela secretaria municipal de assistência social, através do CRAS, CAPS E CREAS. O programa que funciona o ano todo, beneficia também os alunos da rede pública de ensino. “O nosso papel enquanto secretaria de produção é esse, incentivar os nossos agricultores a produzir cada vez mais e melhor, não apenas para vender seus produtos através de programas como o PAA, mas também para a venda direta a população de Guimarães, quanto maior a oferta, maior será a procura por produtos de qualidade e diversificados” destacou o secretário municipal de produção rural, José Mario Cunha.

Rua Dr. Urbano Santos, nº 254 \ Centro \ GUIMARÃES - MA \ CEP: 65255-000

(98)