Saúde

Setembro Amarelo em Guimarães: Enfrentamento contra o Suicídio Publicada em 19/09/2017 12:48:27

Com o objetivo de alertar os adolescentes sobre a importância da valorização da vida e os diversos motivos que se há para viver e ser feliz, a Prefeitura de Guimarães, Através da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo nesta terça-feira (19), durante todo o dia, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPES), a Campanha do Setembro Amarelo, que traz como estandarte a Luta contra o Suicídio, com palestras socioeducativas e dinâmicas em grupo.

A campanha mobiliza a todos para que se envolvam nas  ações com o objetivo de prevenção e ainda, abordagem do tema,  cujos índices são alarmantes, principalmente entre adolescentes e jovens. Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Rosiane Marinho, “O suicídio se apresenta como um mal silencioso e muito perigoso, pois as pessoas fogem do assunto e, por medo ou desconhecimento, não conseguem identificar os sinais de que uma pessoa está com ideias suicidas. Então o Setembro Amarelo vem com o propósito de abrir espaço para debates sobre suicídio, além de divulgar o tema e alertar a população sobre a importância de sua discussão”, Explica a Secretária.

O Setembro Amarelo é uma campanha nacional de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Escrito por Paulo Ricardo Aguiar Luna
Jornalista Responsável DRT - 0615/1275 MA