Saúde

Guimarães recebe Motocicleta e Equipamentos Pulverizadores para o controle da Dengue, Malária e Leishmanioses no Município. Publicada em 10/08/2017 12:39:41

Em solenidade realizada nesta quinta-feira (10), no Palácio dos Leões, na capital São Luís, o Governador Flávio Dino fez a entrega de 30 motos para 10 Unidades Regionais de Saúde (URSs) e 18 municípios, que ainda apresentam vulnerabilidade para transmissão de algumas doenças, como parte do processo de implementação e estruturação do Programa Estadual de Controle da Malária e Dengue no Maranhão.

Nesta primeira fase as cidades contempladas foram Amapá do Maranhão, Cândido Mendes, Governador Nunes Freire, Maracaçumé, Zé Doca, Santa Luzia do Paruá, Turilândia, Santa Helena, Pedro do Rosário, Turiaçu, Presidente Sarney, Guimarães, Codó, São Mateus, Arame, Santa Luzia, Bom Jardim e Buriticupu. Além das regionais de Codó, Viana, Bacabal, Barra do Corda, Santa Inês, Açailândia, Itapecuru-Mirim e Presidente Dutra.

Na oportunidade também foram entregues mais três tipos de equipamentos: 1 Ultra baixo Volume Costal (utilizado no combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus); 1 Pulverizador de 15,2l e 1 Termonebulizador (equipamentos estes empregados no combate da malária e leishmaniose).

Para a Prefeita Margarete Ribeiro, esta iniciativa trará um retorno positivo para a população Vimarense, haja vista que se faz necessário ter o controle vetorial com ações epidemiológicas para a erradicação do Aedes Aegypti e do Flebotomíneo, ou seja, insetos causadores da Dengue e Leishmanioses.

Escrito por Paulo Ricardo Aguiar Luna
Jornalista Responsável DRT - 0615/1275 MA