Assistência Social

COMITÊ ORGANIZADOR REPRESENTA GUIMARÃES E PARTICIPA DO 5º CICLO DE CAPACITAÇÕES DO SELO UNICEF EM PINHEIRO

O Selo UNICEF,  é um importante instrumento de diálogo com os Governos Estaduais, que por meio dos governadores e suas equipes, busca garantir que políticas públicas de fato se efetivem onde se encontram as crianças e os adolescentes.
Para intensificar essas ações, aconteceu nos dias 29 e 30 de outubro de 2019 o 5° Ciclo de Capacitação do Selo UNICEF. O evento foi realizado na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e o tema foi saúde e primeira infância. No entanto, foi trabalhada ainda a questão migratória, além do momento em que os atores presentes avaliarão os avanços que estão sendo alcançados nos municípios.
As demais capacitações realizadas anteriormente falaram sobre: vacinação, alimentação, saneamento básico, amamentação, campanha de prevenção à Zica, Dengue e o acesso à justiça, à proteção legal dos direitos de crianças e adolescentes, assegurando de forma impositiva o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A comissão organizadora do evento parabenizou os municípios que cumpriram as etapas iniciadas pela adesão do município ao programas; escolha do articulador, mobilizador e formação da comissão intersetorial; implementação das ações do Selo UNICEF; participação nos ciclos de capacitação; adesão ao Busca Ativa Escolar; implementação do Nuca/Juva e Realização do 1º fórum comunitário e reunião intermediária.
Segundo eles, essas ações foram fundamentais para desenvolver políticas públicas voltadas à infância de maneira intersetorial, ou seja, incentivando o diálogo entre saúde, assistência social, educação e etc.
O município de Guimarães foi representado pela Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, Fernanda Cardoso; a Professora Alice Sá, Gestora Política do Busca Ativa Escolar; A Professora Josenildes Silva,  Secretária Municipal de educação; representando o Secretário de Saúde, a coordenadora da Atenção Basica Rosa Schalcher; a Coordenadora de Gênero Sandra Sá e o estagiário de Serviço Social e Agente de Saúde Jaldemir.
A prefeitura municipal de Guimarães, assim como em todos os demais eventos, deu total apoio à equipe, viabilizando o transporte e alimentação aos participantes.