PREFEITURA REALIZA AÇÕES EM ALUSÃO AO OUTUBRO ROSA

A Prefeitura Municipal de Guimarães, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu durante todo o mês de Outubro, ações alusivas à Campanha Outubro Rosa.
A campanha tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
Pensando nisso, uma equipe de profissionais se dedicou intensamente para orientar as mulheres vimaranenses. Entre eles, médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, pedagogos; fonoaudilógos; A vasta programação envolveu palestras, oficinas, teve participação do médico Guilherme Bringel e da enfermeira Franciana Barros que falaram sobre a conscientização do câncer de mama, prevenção, riscos e tratamento. Também houve entrega de brindes, avaliação física com o educador físico.
Entre os locais que receberam a ação, estão: a UBS Comunitário – em Cumã onde houve um bate papo informativo, desmistificando tabus que cercam os cânceres de mama e colo do útero, orientando como o fator psicológico tem ação fundamental na melhora ou piora do quadro de saúde. Testes rápidos de HIV e Hepatites B e C e terminou com lanche. Além de informações, os profissionais levaram também alegria e descontração aos usuários participantes; O Hospital Municipal Maria Alice Coutinho onde as palestras foram conduzidas pela Assistente Social Ivane Basola e pela diretora do hospital, a Pedagoga Marinalva, além da presença importante dos plantonistas que contribuíram significativamente para o sucesso do momento.
Na ocasião, as usuárias que aguardavam para realizar ultrassonografias foram surpreendidas e ganharam brindes.
Na comunidade de Maçaricó houve roda de conversa e tira dúvidas sobre Câncer de Mama no Posto Gepuba. Também teve ação realizada pelas equipes de ESF e NASF em Baiacu, Monte Alegre, Nova Vila e Genipaúba com testes rápidos e avaliação de resultados de preventivos.
Entre as demais colaboras das ações estão a fisioterapeuta Suzy, técnica de enfermagem Cleydiane e Galdina e Valdirene que foram essenciais na organização da UBS.
A secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, através da Divisão de Igualdade de Gênero também desenvolveu oficinas e palestras em alusão à campanha.
Todos estavam envolvidos em fazer com que as mulheres vimaranenses se previnam e se cuidem para não serem vítimas da desinformação.