Prefeitura realiza campanhas de valorização do aleitamento materno.

A exemplo dos anos anteriores, a prefeitura de Guimarães, através da Secretaria Municipal de Saúde vem realizando o agosto dourado, tendo em vista que agosto é o mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e a cor dourada está  diretamente relacionada ao padrão ouro de qualidade ao leite materno, sendo indiscutíveis seus benefícios à criança.
Foram realizados encontros nas Equipes de Saúde das Famílias, ESF's:
 *Genipaúba, Enfa. Franciana Barros, dentista Alisson e equipe;
*Macaricó (Gepuba), Enfa. Rafaella Marreiro, médico Eleilson Melo e equipe;
*Baiacu (Monte Alegre), Enfa. Ruth Matos e equipe;
* Nova Vila, Enfa. Sílviane Sá e equipe;
 *Sede, Enfa. Amanda Marques e equipe;
 *Cumã, Enfa. Poliana Maia, médico Maycon Ribeiro e equipe;
Hospital Maria Alice Coutinho, Nutricionista Nicole Ramos e Ass. Social Ivane Basola.
Em todos os encontros foram enfatizados os cuidados com as gestantes e bebês, assim como o incentivo ao aleitamento materno.
Contou-se ainda com a presença dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da família, NASF,  contribuindo cada um em sua espeficidade para a orientação das nutrizes. São eles: Nutricionista Rayanna Ribeiro, Fisioterapeuta Suzy Costa, Fonoaudióloga Andressa Bringel e Psicóloga Olga Ferreira.