PREFEITURA REALIZOU AÇÃO SOCIAL GUIMARÃES, EU AMO, EU CUIDO!

A Prefeitura Municipal realizou no dia 03 de Julho de 2019, na Praça Luís Domingues, a I edição do Projeto “Guimarães, eu Amo eu Cuido”. A ação foi pensada para resgatar a antiga Feira da Saúde, realizada nos anos 90. Repaginada, a ação ganhou proporções maiores, unindo todas as secretarias municipais, coordenadorias e conselhos, além de profissionais voluntários de todo o município.

Entre os serviços oferecidos destacaram-se:

SAÚDE: Nutricionista; teste rápido; consultas médicas; vacinas; aplicação de flúor e orientação odontológica; Equipe do NASF; Glicemia e PA; fisioterapeuta; atendimento com psicólogo; assistente social; fonoaudióloga; exposição do CAPS; emissão e atualização do cartão do SUS; Aula de Zumba com profissionais do NASF.

SECRETARIA DE PRODUÇÃO RURAL, DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE: feirinha da agricultura familiar; Atendimento Veterinário; Assistência Técnica da agricultura familiar;

ASSISTÊNCIA SOCIAL: nutricionista- orientação nutricional; mapeamento de capacidades produtivas das comunidades, orientação de boas práticas; CRAS: exposição de artesanato e oficina de pintura, flores e violão do SCFV; ação recreativa do Criança Feliz; equipe do CREAS com o programa Família Acolhedora; Inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais; Tarifa Social de Energia Elétrica; Benefício de Prestação Continuada; Atividades lúdicas com as crianças; Orientação aos cuidadores sobre a importância da Primeira Infância; Conselho Tutelar- Recebimento de denúncias e encaminhamentos; apresentação de danças do Serviço de Convivência; Atendimento psicossocial com Assistente Social e Psicólogo; Orientação sobre o BPC; Orientação sobre Passe Livre;  Mapeamento de situações para inserção e acompanhamento do Programa Criança Feliz; COORDENAÇÃO DE IGUALDADE  RACIAL- orientação sobre tarifa social de energia elétrica para comunidades quilombolas; orientação sobre certificação de Comunidades Quilombolas; orientação quanto a auto definição como Comunidade tradicional no Cadastro Único

SEMED: Distribuição de livros, feira de ciências e cantinho da leitura; leitura e jogos educativos;

SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO: distribuição de livros; brincadeira de pau de sebo, stand de votação do orçamento participativo; banda de Música de Mirinzal; tambor de crioula Viva São Benedito de Frechal; Grupo de Dança Lambada de Damásio; Dança Império Português de Guimarães; Boi de Orquestra Tupinambá de Cururupu; apresentação de Tony Nono e Banda; Grupo de Capoeira Mara Brasil, de Guimarães; Companhia de Dança Alegria de Viver, do SCFV.

ALUNOS DO CURSO DE LETRAS: Feira Gastronômica;

CASA DO CIDADÃO: Emissão de 1ª e 2ª via Carteira de Identidade; Alistamento Militar, ID Jovem e carteira do idoso.

VOLUNTÁRIOS: corte de cabelo, designer de sobrancelhas e podólogo;

SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENTUDE: atividades esportivas e recreativas com crianças e adolescentes; rodas de conversa sobre tipos de esportes; Corrida no saco; Corrida da colher; Rouba bandeira; Travinha; Dança da cadeira; Zumba; Oficina de Dama e Dominó.

SALA DO EMPREENDEDOR: Orientação e abertura de MEI (Micro empreendedor individual); Orientação de Microcrédito; Empreendedorismo;

AGERP: Orientação Técnica ao produtor; Emissão de DAP;

AGED: Programa de combate a Raiva; Programa da Febre Aftosa;

O prefeito Osvaldo Gomes destacou na ocasião, a importância do resgate desta grande ação social e agradeceu a toda a equipe que se empenhou para que o evento tomasse tamanha proporção. O gestor ainda declarou que vai compor uma banda de fanfara no município de Guimarães.