Secretaria de Saúde de Guimarães realizou o Dia “D” de vacinação contra a gripe

A exemplo do ocorreu em todo o Brasil, foi realizado no ultimo sábado dia 04.05.2019, o dia D da vacina contra gripe, com a mobilização das equipes de saúde da família nos postos de saúde do município da zona rural e urbana com a finalidade de melhorar a cobertura de vacina e imunizar a população.

O prefeito Osvaldo Gomes foi um dos que marcaram presença em um dos postos de saúde e tomou a vacina, buscando dessa forma incentivar a população a fazer o mesmo. A gestão municipal trabalha para atingir a meta estipulada para a vacinação deste ano.

Além das Unidades Básicas de Saúde, equipes se dirigiram a vários povoados em busca de faltosos, a exemplo do que ocorreu na tarde dos dias 02 e 03/05 com a equipe de estratégia de saúde de Baiacu realizando busca ativa de faltosos para campanha da Influenza nos povoados de Ceará, Itapecuru e Brejo. O que fizeram com muita dedicação e esforços, sendo recompensados pelo atendimento das metas almejadas.

A Secretaria Rosiane Marinho lembra a todos que a Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 1º de junho. Os tipos de vírus incluídos para a campanha de 2018 são o H1N1, o H3N2 e o influenza do tipo B Yamagata. Fazem parte dos grupos de risco que podem ser vacinados: os trabalhadores da saúde, pessoas com idade a partir de 60 anos, indígenas, crianças com idade maior que 9 meses e menor que 5 anos; gestantes, puérperas com até 45 dias após o parto, pacientes diagnosticados com doenças crônicas, professores; e outros.