Saúde

Prefeitura viabiliza transporte de pacientes em tratamento fora do domicilio

A Prefeitura de Guimarães, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza o serviço do TFD (Tratamento Fora do Domicilio) a pacientes que precisam de especialidades ou exames que o município não realiza. Adquirido com recursos do Ministério da Saúde, o veículo é destinado exclusivamente para o transporte sanitário eletivo, e está realizando as viagens tão necessárias aos pacientes.  De posse de um encaminhamento médico, o usuário solicita a marcação da consulta ou exame e posteriormente conforme a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde marca o dia da viagem.

O veiculo disponibilizado é uma van, tipo micro-ônibus, com 16 lugares, ar-condicionado, TV, rampa de acesso para cadeirantes e poltronas mais confortáveis para dar dignidade e cidadania para quem precisa de atendimento fora de Guimarães.

No momento, o micro ônibus realiza o transporte de pacientes para o Hospital Macro Regional de Pinheiro. O Hospital Macro Regional comunica previamente os dias de consultas e vagas disponíveis, e a partir dessas informações, são marcados os agendamentos dos pacientes de Guimarães. No dia de agendamento, estes ficam informados sobre a data e horário disponíveis.

O agendamento é feito apenas uma vez por mês, geralmente no dia 20, na sede da Secretaria de Saúde com a coordenadora do TFD. Para realizar o agendamento é necessário levar o cartão do SUS e a solicitação (encaminhamento) emitida pelo médico clínico geral. As vagas são preenchidas no dia do agendamento.

Para o Programa TFD realizado no Hospital Macro Regional de Pinheiro são ofertadas consultas com os seguintes especialistas:

Cardiologista

Cirurgião

Cirurgião vascular

Endoscopia

Gastro

Mamografia

Mastologista

Neurologista

Nefrologista

Ortopedista

Otorrino

Exames laboratoriais

Ultrassonografia.

Raio-x

Tomografia computadorizada

 

O Tratamento Fora de Domicílio (TFD), instituído através de uma portaria do Ministério da Saúde (MS), é um instrumento legal que garante, através do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento médico em outras cidades aos pacientes portadores de doenças não tratáveis no seu município de origem.

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!