Osvaldo Gomes é empossado prefeito pela Câmara de Vereadores

Foi empossado ontem, dia 23 de janeiro, em sessão extraordinária convocada pela Câmara de vereadores, o até então vice-prefeito Osvaldo Luís Gomes, como prefeito de Guimarães. O ato se deu em razão da vacância do cargo pelo falecimento da prefeita Benedita Margarete Matos Ribeiro, ocorrido na madrugada do dia 21 de janeiro.

O ato de posse ocorreu às 9:00 h da manhã, em cerimônia conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Geraldo Pinho Junior, o Fuca, assistido pela mesa diretora composta por Anderson Avelar (vice-presidente), Jenille Brito (primeira Secretária), Ana Luiza (segunda secretária) e os vereadores Valmir Goulart, Altemar Tavares e Alfredo Louzeiro. Com a vacância do cargo de vice-prefeito, o segundo na linha sucessória passa a ser o presidente da Câmara de Vereadores.

Numa cerimônia rápida e simples, restrita a familiares e amigos, o prefeito empossado destacou que foi uma cerimônia convocada de urgência pelos vereadores, tendo em vista que o cargo não poderia ficar vago, segundo rege a lei orgânica e a constituição federal, pois o vice não poderia responder caso ocorresse alguma urgência no município, sem ter poder para assinar os atos legais. E que ainda é um momento de saudades e luto, tendo em vista a fatalidade que ocorreu nos últimos três dias, com o falecimento da companheira de gestão Margarete, que mesmo ausente em tratamento de saúde sempre estava acompanhando as ações no município. Afirmando que o governo continua na mesma linha de ação, e que conta com a parceria da câmara de vereadores e da população em geral.

Osvaldo Gomes, filiado ao PDT, foi vereador por dois mandatos (2009-2012, 2013-2016), ex-secretário municipal de Educação e ex-diretor do Ensino Médio. Eleito em 2016 como vice-prefeito, assumiu interinamente a prefeitura pela primeira vez em 12 de abril de 2017 até 12 de julho de 2017, a segunda vez foi de 23 de janeiro de 2018 até 30 de novembro de 2018.

Na história política de Guimarães, é a terceira vez que um prefeito morre no exercício do cargo. A primeira vez ocorreu no ano de 1909, quando falece Felinto Elísio dos Reis, sobrinho de Maria Firmina, tendo assumido a prefeitura o vice Manoel Pimenta. Em 1949, faleceu o prefeito desportista Felinto Goulart de Araújo (que foi homenageado no antigo campo de futebol ao lado do cemitério), tendo assumido em seu lugar o vice-prefeito Olavo Barbosa Cardoso.

Para assistir os discursos da cerimônia de posse visite a página da prefeitura municipal através do link https://www.facebook.com/PrefeituradeGuimaraes/videos/392806698194545/

Mais em Política