Cidadania

Guimarães 261 anos: homenagem às crianças, zumba, roda de conversa, brincadeiras, pastoral e cinema marcam início das comemorações

Foi dado início nessa segunda-feira dia 14, as atividades comemorativas aos 261 anos de fundação de Guimarães. Com o tema: Guimarães, 261 anos de histórias e conquistas, a prefeitura municipal vem realizando uma intensa programação que culminará no dia 19, data em que se celebra a elevação da então fazenda e distrito de Guarapiranga do Cumã à condição de Vila de São José de Guimarães do Cumã, em 1758.

O início das comemorações ocorreu em Cumã, a antiga aldeia dos Tupinambás, um dos focos da resistência indígena sob o comando do cacique Pacamão, contra o domínio português logo após a expulsão dos franceses do Maranhão. No dia 14 ocorreu a atividade denominada “nascer vimarense com amor”, momento em que foram homenageadas as crianças nascidas no ano de 2018 em nosso município, numa edição especial do Programa Criança Feliz, coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Lazer.

Também em Cumã foi realizado o Mexa-se!, atividade de Zumba realizado no Ginasio local.

O segundo dia de programação foi realizado na Sede do Município, no Ginásio Rubens Teixeira Goulart, com o Brinca Guimarães, voltado para a criançada. À tarde houve a roda de conversa organizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães, com causos e casos da mais que bicentenária Guimarães.

A Noite do dia 15 foi abrilhantada por mais uma apresentação do Pastor da Convivência, no Teatro Guarapiranga.

Na quarta-feira dia 16, as atividades tiveram início na Praia de Araoca, com uma caravana de praticantes de Zumba utilizando como cenário de fundo o principal balneário da região para suas atividades esportivas. Pela tarde ocorreram atividades esportivas e pela noite houve o projeto Cinema na Praça.