Meio ambiente

Projeto Praia Limpa, Praia Viva realiza ação em Araoca

No último sábado, dia 29, um grupo de voluntários, com o apoio da prefeitura de Guimarães, realizou um trabalho de conscientização sobre os cuidados que a população, comerciantes e poder público devem ter com um dos principais atrativos turísticos do município de Guimarães, a praia de Araoca.

A metodologia consistiu no envolvimento da comunidade de forma voluntária para execução de pequenas ações que foram desde coleta de lixo, colocação de placas educativas ao longo da praia, melhoria na infraestrutura de acesso, palestra sobre "cuidados com o meio ambiente", " prevenção do abuso sexual de crianças e adolescentes, e proibição da venda de bebida alcoólica para menores, e uma palestra sobre "Qualidade no atendimento".

De acordo com o idealizador do projeto, o turismologo Marcos Aurélio Costa, o Dominice:

“É uma ação que tem como objetivo atender aos anseios da comunidade da praia de Araoca. A geração de renda no período de comemoração pela chegada do ano novo, com a vinda de muitos visitantes à procura de descanso, bons serviços e acima de tudo uma praia limpa e bem cuidada, foram os motivos para realização do projeto que teve como grande diferencial  a participação da comunidade nas decisões através de reuniões com o Conselho de Turismo de Guimarães e o poder público. Quem ganha com tudo isso é a comunidade, os turistas, conterrâneos e famílias que procuram as águas mornas e calmas da praia de Araoca em Guimarães. Fizemos um trabalho simples mas que deu um resultado gratificante a todos que participaram”.

Participaram das ações de forma direta ou indireta com doações e dicas, os membros do Fórum Floresta dos Guarás, Marcos Dominice, Antônio Marcos, Wilber Carvalho, Rogério Verde, Almerice, o vice prefeito Osvaldo Gomes, Sérgio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, os conselheiros de turismo de Guimarães, os comerciantes da praia, proprietário da serraria em Genipauba que doou seus serviços, Rosivaldo de Mirinzal que doou o pano da faixa, Dona Rogéria que serviu suco de frutas, Brancó por ceder o espaço para apoio das atividades, ao motorista do ônibus cabeludo, vereador Valmir que esteve presente na ação, aos quilombolas que foram ajudar, a conselheira de turismo Maria José do Lago do Sapateiro, aos voluntários ludovicenses Adilson Cardoso e Paulo, a promotora de eventos e estudante de hotelaria Priscila Izabel, ao radialista Kaká da rádio cultural FM, ao fotógrafo Heverton, aos recém formados condutores de turismo de Guimarães Ananda Costa, Almenilson e Cicero Viana, e a todos que indiretamente tornaram realidade essa singela ação do Projeto: Praia limpa, Praia viva.

Mais em Meio ambiente