Educação

Feira estimula empreendorismo entre estudantes de escolas municipais

A Prefeitura Municipal de Guimarães, por meio da Secretaria de Educação (Semus), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MA), promoveram a I Feira JEPP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, realizado no dia 18 de dezembro no Ginásio Rubens Teixeira Goulart. Esse projeto estimula a cultura do empreendedorismo entre os estudantes da Rede Municipal de Ensino, alunos e professores das Escola Municipais Urbano Santos e Nossa Senhora da Assunção.

O projeto capacitou os professores através de oficinas realizadas pelo SEBRAE para que eles pudessem habilitar os alunos do Ensino Fundamental com noções de empreendedorismo, vindo a desenvolver produtos para serem comercializados, gerando oportunidades.

O projeto, idealizado pelo SEBRAE faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora e é desenvolvido em escolas municipais de todo o país com o objetivo de promover noções de empreendedorismo integradas ao conteúdo regular das escolas.

Para implantar o JEPP, o SEBRAE promove a capacitação dos professores do 1º ao 5º ano. Utilizando material específico, os educadores incorporam o conteúdo do JEPP à rotina das aulas. O empreendedorismo e os negócios são trabalhados de maneira interdisciplinar nas aulas de matemática, português e ciências, por exemplo.

Entre os temas trabalhados pelos professores estão conteúdos sobre ervas aromáticas, aluguel, brinquedos com materiais reciclados, sabores brasileiros e temperos naturais. Cada série estuda um desses temas e agora, ao fim do trabalho, apresentam o resultado em uma simulação de negócio. Durante a feira, cada série apresenta seu empreendimento e vende seus produtos. O valor arrecadado com as vendas fica para a turma.

Os alunos confeccionaram vários produtos e serviços que foram comercializados. Para a exposição, os estandes foram divididos com temas diversificados como: sabores e cores, temperos naturais, mundo das ervas aromáticas, brinquedos ecológicos, artesanato sustentável, locação de produtos como livros e video games, além de venda de produtos alimentícios.


 

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!