Pareaua acolhe última edição do CRAS na Comunidade em 2018

Ocorreu na última quarta-feira, dia 12, a 19a edição do Programa Cras na Comunidade, que a partir do segundo semestre de 2018 percorreu todas as regiões do município de Guimarães. O projeto CRAS na Comunidade surgiu para aproximar os serviços prestados pelo Centro de Referência em Assistência Social, localizado na Rua de Santa Rita, Centro de Guimarães, das famílias do município, não importa onde elas morem, no processo chamado busca ativa, levando também outros serviços da administração municipal nas áreas de Serviço Social, Saúde, Educação e Gestão com as escutas dos anseios das comunidades pela Prefeitura.

Os êxitos do Projeto CRAS na Comunidade foi recentemente reconhecido por técnicos do Governo Federal e do Governo Estadual, tendo sido escolhido para servir de referência numa reunião técnica visando alinhamento conceitual e metodológico dos Cadernos de Orientações Técnicas sobre o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, PAIF, possibilitando um olhar regional sobre as especificidades que regem o trabalho social com famílias.

A secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, Fernanda Cardoso, avaliou positivamente os resultados alcançados pelo CRAS na comunidade em 2018:

“Descentralizar os serviços e ir de encontro as comunidades é nossa responsabilidade quanto agentes públicos. Pois nos possibilita vivenciar a realidade das nossas comunidades. Foi uma experiência muito válida pois estamos garantindo direitos da população e dever da Gestão municipal”.

A Assistente Social e coordenadora do CRAS de Guimarães, Olivia Gonçalves ressaltou que foi gratificante a ação coletiva do PAIF denominada CRAS na Comunidade, colocada à serviço das famílias Vimarenses.

“Estar ofertando serviços públicos mais próximos das famílias nos possibilitou além de conhecer a sua realidade, levar cidadania aos nossos usuários no seu território. Percorremos as 4 regiões, além da Sede e Cumã totalizando 19 ações em 2018 onde tivemos a oportunidade de dar mais visibilidade aos nossos serviços do CRAS, SASDECOM e dos parceiros. Nos comprometemos que em 2019 daremos continuidade nas ações comunitárias por entender que foi exitosa ao olhar dos entes municipais, estaduais e federais e almejamos percorrer todas as Comunidades de Guimarães”.

Em Pareaua, a última ação do ano ofertou serviços do CRAS tais como orientações sobre benefícios socioassistenciais com a Assistente Social, CADÚNICO, atividades para crianças (PCF), Emissão da 1a e 2a Via da CI (Casa do Cidadão), atendimento com Nutricionistas e Fisioterapeuta (NASF), e a escuta da Comunidade conduzida pela nossa Secretária Fernanda Cardoso. A comunidade de Pareaua esteve presente aproveitando todos os serviços oferecidos. Esta foi mais uma realização da Prefeitura de Guimarães através da SASDECOM e em parceria com a SEMUS, SEMED, líderes comunitários e Agentes Comunitários de Saúde da região.