Guimarães recebe ações do Dezembro Vermelho

Marcando a Campanha Dezembro Vermelho, de luta contra a AIDS, a Prefeitura de Guimarães, através da Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio das equipes que formam as Unidades Básicas de Saúde, Núcleos de Saúde da Família, Agentes Comunitários de Saude, estão realizando ações visando a prevenção e combate do vírus HIV.

Uma das ações ocorreu na Unidade Básica de Saúde Bom Samaritano, no Centro da Cidade, onde a equipe de Saúde da Família da Unidade, em apoio com o NASF, realizou testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, testes de glicemia, consulta de Enfermagem e avaliação nutricional. Antes da realização dos preventivos, foram feitas parada para uma explicação sobre a importância de o exame ser feito periodicamente e quais patologias são possíveis detectar pela realização do exame.

Outra ação ocorreu na Unidade Básica de Saúde Olavo Cardos no bairro Nova Vila, também em parceria com o NASF-Núcleo de Apoio à Saúde da Família, onde foram feitos os testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C, testes de glicemia, consulta de Enfermagem com orientações e avaliação nutricional. Ação coordenada pela Enfermeira Silviane Sá.

Dentro das atividades do Dezembro Vermelho, a Enfermeira Amanda Marques compareceu na rádio Cultural FM para uma entrevista sobre as Infeções sexualmente transmissíveis (IST). Esclarecendo dúvidas sobre o tema e falando da importância da prevenção e tratamento adequado, além de orientações sobre o preconceito do HIV na sociedade. Outra equipe de profissionais realizou palestras aos estudantes do Centro de Ensino Médio Nossa Senhora da Assunção.

Dentro do cronograma da campanha, a equipe de Saúde da Família Nossa Senhora dos Remédios, sediada em Maçaricó realizou na comunidade do Lago Sapateiro a ação do DEZEMBRO VERMELHO com realização de testes rápido de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, palestra e vacinação! A equipe teve o apoio da Ruth Matos, enfermeira do Baiacu e Poliana Maia, enfermeira do Cumã.

Outra ação foi realizada pela ESF no Centro Comunitário do Cumã. Na ocasião foram realizados testes rápidos de HIV, Sífilis e Hep B e C, vacinação e orientações referentes ao tema, sob a coordenação da enfermeira Poliana Maia, Técnica de Enfermagem Maria Vespertina, ASB Brenda Jayana e recepcionista Josenilce. Esta ação contou com a presença das ESF's Maçaricó com a Enf. Aryane Cerveira e Téc. de Enf. Susana Borges e Baiacu com a Enf. Ruth Matos e Téc. de Enf. Cleidiane Machado.

A AIDS não apresenta sintomas. Por isso, o diagnóstico precoce, e o acompanhamento médico, desde o início, são fundamentais para interromper a cadeia de transmissão do vírus; e, também, para que o tratamento seja realizado da maneira adequada.

As atividades do Dezembro Vermelho  continuam durante todo o mês em todas as Unidades de Saúde do Município!

Use camisinha! Previna-Se!

A vida é mais forte que a AIDS

#prevencaoéomelhorcaminho

#naoaopreconceito