Prefeitura inicia campanha "Dezembro Vermelho" com caminhada na cidade

A Prefeitura de Guimarães, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha 'Dezembro Vermelho', mês de conscientização dos direitos das pessoas que vivem com o HIV, a caminhada teve como principal objetivo, conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao vírus HIV. O pontapé inicial da campanha foi no dia 05 de dezembro pela manhã com uma caminhada pelas ruas da cidade,  tendo como tema: “AIDS, coloque um ponto final em sua dúvida” , saindo do Hospital Municipal Maria Alice Coutinho até a praça Luís Domingues, onde foram realizadas falas dos profissionais de saúde e da Secretaria Rose Marinho, ao final, as pessoas presentes formaram a figura do laço vermelho, símbolo da luta contra o HIV.

O dia 1º de Dezembro foi proposto pela Organização Mundial de Saúde para alertar a sociedade sobre a doença, por tal, o mês é conhecido como o Dezembro Vermelho. No Brasil, a data é celebrada anualmente desde 1988, portanto, há três décadas, com início cinco anos após a descoberta do vírus causador, o HIV. Em Guimarães, várias ações relacionadas ao tema estão sendo organizadas pela SEMUS nas Unidades Básicas de Saúde durante todo o mês de dezembro com palestras e testes rápidos.

Os profissionais das Unidades de saúde, NASF, CAPS e Centro de referência, médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e demais funcionários da área compareceram e se envolveram para essa mobilização, bem como os usuários da saúde.