Educação

Guimarães fica em 4° lugar no ranking de contribuições para a construção curricular no Maranhão

Nos meses de outubro e novembro as escolas da rede municipal de Guimarães e as equipes técnicas da Secretaria de Educação estiveram mobilizadas para contribuir com a construção do Documento Curricular do Território Maranhense. A ação se refere à mobilização nacional para a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Todos os profissionais da educação deveriam fazer as suas contribuições de acordo com sua formação. No resultado final, o Município de Guimarães ficou em 4° lugar no ranking de contribuições para a construção do Curriculum no Estado do Maranhão.

No total, foram 158 contribuições dos profissionais da educação vimarenses, ficando atrás de Presidente Dutra com 268, Itapecuru Mirim com 227, Pinheiro com 188, e acima de Godofredo Viana com 132 contribuições para elaboração do Documento Curricular do Território Maranhense.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.

A coordenadora da ação, técnica da Secretaria de Educação, Sandra Maia, comentou o resultado positivo:

“Guimarães, assim como os outros 216 municípios do Estado tinham a missão de contribuir com esse documento, que vai nortear a educação brasileira, todos os profissionais da educação deveriam contribuir. Graças a Deus Guimarães fez seu dever de casa, sendo o quarto município com mais contribuições do Estado. A Prefeitura Municipal de Guimarães, em nome da Secretaria de Educação agrade a cada professor e funcionários da SEMED pelo empenho e êxito no trabalho”.