Cidadania

Escolas de Guimarães celebram Dia da Consciência Negra

Nesta última terça-feira, 20, foi celebrado o dia da Consciência Negra, data para refletir e valorizar a cultura africana e celebrar a diversidade. Guimarães é um município com raízes africanas e essa data é um motivo para discutir o papel dos negros na sociedade e o respeito às diferenças.

Para celebrar a data, os alunos das escolas municipais e o Ensino Médio promoveram apresentações culturais com danças, recitais , capoeira e palestras.

O Dia da Consciência Negra é comemorado na data em que o líder Zumbi dos Palmares faleceu. Zumbi era responsável pelo Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, local onde diversos escravos buscavam refúgio na época da escravidão.

Segundo a Lei nº 10.639/03 é obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do Brasil. O currículo problematiza as relações étnico-raciais de maneira a apresentá-las aos estudantes o importante papel civilizatório que as populações negras, tem na história e no presente da sociedade brasileira. Considera necessário conhecer o universo africano,afro- brasileiro,indígena e de demais grupos sociais.

Mais em Cidadania


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!