Prefeitura informatiza sistema de arrecadação municipal

Com o objetivo de melhorar o setor de tributação e arrecadação do município de Guimarães a Prefeitura Municipal através da Secretaria da Fazenda e do Planejamento – SEFAP, implantou um novo software chamado SCAMNET que permitirá uma organização mais efetiva do setor de arrecadação local.

De acordo com a Secretária da SEFAP, Mauri Anne Mendes Moura, havia a necessidade da contratação de um sistema que melhorasse este setor, tendo em vista que o poder público local vinha arrecadando seus tributos sobretudo de forma artesanal ou manual o que dificultava a celeridade dos processos do setor. Com a implantação desse novo sistema de arrecadação e controle o setor tributário municipal ganhará mais equilíbrio e permitirá que a Prefeitura possa realizar um trabalho mais eficaz de arrecadação.

O agente tributário Paulino Rabelo dos Santos Jr  explicou que o novo sistema abrange um conceito chamado de inteligência fiscal, através do qual a Prefeitura procura acompanhar a evolução da tecnologia, buscando o equilíbrio, a justiça fiscal, pois a Prefeitura trabalha dependendo daquilo que é arrecadado de impostos. Poderia fazer muito mais, não faz mais porque não arrecadamos mais, pois esses recursos servem para pagamentos de prestadores de serviços,  manutenção de ruas e prédios, limpezas públicas, dentre outros”, completou.

Segundo o Prefeito Municipal em exercício, Osvaldo Gomes, a implantação do sistema é estudada desde o início da gestão. “Esta é uma ferramenta muito importante para facilitar a vida dos prestadores de serviço e dos contribuintes de forma geral, estamos fazendo uma gestão pé no chão e, ao mesmo tempo, inovadora. Além de unificar os procedimentos e proporcionar comodidade e rapidez na emissão de notas, o novo sistema também é ferramenta importante para o aumento da arrecadação municipal, estamos nos adaptando as facilidades tecnológicas”, destaca o prefeito.

O Setor de Tributação e Arrecadação - STA, está localizado ao lado do prédio da Prefeitura Municipal, lá os contribuintes poderão, através do novo sistema de arrecadação municipal,  emitir notas fiscais eletrônicas (ISSQN), emissão de boletos de IPTU´s, ITBI, cadastro de imóveis, alvarás, licenças especiais, taxas de cemitério, certidões negativas e positivas, dentre outros serviços.

Mais em Finanças