Estudantes do Iema Vocacional de Guimarães recebem certificados

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) certificou cerca de 70 alunos egressos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) por meio de sua unidade vocacional no município de Guimarães. No município a certificação foi nos cursos de gestão de microempresa e guia de turismo local, gerando empreendedorismo, capacitação educacional e tecnologia de acordo com os arranjos produtivos de nossa região e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e do Programa Lider - Lideranças para o Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental.

A cerimonia ocorreu no ultima dia 26 de outubro no auditório da Colônia de Pescadores, e contou com a presença da representante do IEMA, Vanderluce Silva, do prefeito Osvaldo Gomes, do ex-prefeito de Cururupu José Francisco Pestana, do Turismologo  Marcos Aurélio, da coordenadora do Iema Vocacional em Guimarães Juciely Andrade Cardoso e dos professores Wagner Jansen e Antonio Marcos.

Em sua fala, o prefeito Osvaldo Gomes destacou a importância das microempresas para o desenvolvimento da economia municipal, ressaltando que estas podem atuar como fornecedoras da prefeitura municipal, mas para isso precisam estar formalizadas. Afirmou que a cadeia produtiva do turismo é a vocação de Guimarães, sendo uma das principais potencialidades e um dos únicos caminhos para o município na geração de emprego e renda. A representante do IEMA destacou o trabalho da instituição e a parceria com a prefeitura de Guimarães, ressaltou aos formandos a importância das capacitações oferecidas pelo Instituto. “O conhecimento que receberam aqui é de vocês, e o Iema tem está missão de qualificar, capacitar, e preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Hoje o Iema Vocacional já certificou mais de 10 mil alunos em 2018 mostrando o quando estamos mudando a realidade das pessoas.”

A egressa do curso de guia de turismo local, Ananda Raírys, em sua fala enquanto oradora da turma, agradeceu “a oportunidade de conhecer melhor a história da nossa cidade, de conhecermos lugares incríveis e de ver que a nossa Guimarães, tem sim, muito potencial para o turismo. Foi maravilhoso estar junto a pessoas que são realmente interessadas em que mostrar para o mundo a bela cidade em que vivemos. Gostaria de agradecer ao Instituto de Educação Ciência e  Tecnologia do maranhão, por nos proporcionar esse curso que está sendo muito importante não somente para nossa formação profissional, mas que está nos ensinando a ser cidadãos melhores, a respeitar outros e trabalhar em equipe. Gostaria de agradecer também a coordenadora do curso Jucyelle que trabalhou muito para que tudo desse  certo, que correu atrás, que se esforçou para que  chegássemos até aqui. Agradecer também, o professor Antônio Marcos por dividir um pouco do seu conhecimento, pela paciência e  disposição de nos ajudar. Enfim, apesar de alguns desafios, quando se trabalha com uma verdadeira equipe não há obstáculo que não seja superado, nem sucesso não seja alcançado”.