Educação

Estudantes do Iema Vocacional de Guimarães recebem certificados

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) certificou cerca de 70 alunos egressos dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) por meio de sua unidade vocacional no município de Guimarães. No município a certificação foi nos cursos de gestão de microempresa e guia de turismo local, gerando empreendedorismo, capacitação educacional e tecnologia de acordo com os arranjos produtivos de nossa região e contou com o apoio da Prefeitura Municipal e do Programa Lider - Lideranças para o Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental. 

A cerimonia ocorreu no ultima dia 26 de outubro no auditório da Colônia de Pescadores, e contou com a presença da representante do IEMA, Vanderluce Silva, do prefeito Osvaldo Gomes, do ex-prefeito de Cururupu José Francisco Pestana, do Turismologo  Marcos Aurélio, da coordenadora do Iema Vocacional em Guimarães Juciely Andrade Cardoso e dos professores Wagner Jansen e Antonio Marcos.

Em sua fala, o prefeito Osvaldo Gomes destacou a importância das microempresas para o desenvolvimento da economia municipal, ressaltando que estas podem atuar como fornecedoras da prefeitura municipal, mas para isso precisam estar formalizadas. Afirmou que a cadeia produtiva do turismo é a vocação de Guimarães, sendo uma das principais potencialidades e um dos únicos caminhos para o município na geração de emprego e renda. A representante do IEMA destacou o trabalho da instituição e a parceria com a prefeitura de Guimarães, ressaltou aos formandos a importância das capacitações oferecidas pelo Instituto. “O conhecimento que receberam aqui é de vocês, e o Iema tem está missão de qualificar, capacitar, e preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. Hoje o Iema Vocacional já certificou mais de 10 mil alunos em 2018 mostrando o quando estamos mudando a realidade das pessoas.” 

A egressa do curso de guia de turismo local, Ananda Raírys, em sua fala enquanto oradora da turma, agradeceu “a oportunidade de conhecer melhor a história da nossa cidade, de conhecermos lugares incríveis e de ver que a nossa Guimarães, tem sim, muito potencial para o turismo. Foi maravilhoso estar junto a pessoas que são realmente interessadas em que mostrar para o mundo a bela cidade em que vivemos. Gostaria de agradecer ao Instituto de Educação Ciência e  Tecnologia do maranhão, por nos proporcionar esse curso que está sendo muito importante não somente para nossa formação profissional, mas que está nos ensinando a ser cidadãos melhores, a respeitar outros e trabalhar em equipe. Gostaria de agradecer também a coordenadora do curso Jucyelle que trabalhou muito para que tudo desse  certo, que correu atrás, que se esforçou para que  chegássemos até aqui. Agradecer também, o professor Antônio Marcos por dividir um pouco do seu conhecimento, pela paciência e  disposição de nos ajudar. Enfim, apesar de alguns desafios, quando se trabalha com uma verdadeira equipe não há obstáculo que não seja superado, nem sucesso não seja alcançado”.

Mais em Educação


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!