Prefeitura de Guimarães implementa Base Nacional Comum Curricular na Educação

A Prefeitura de Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na ultima sexta-feira, dia 26, no prédio da UEB Antonio Reginaldo Lopes, o lançamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O documento funcionará como um referencial descritivo de conteúdos e saberes a serem trabalhados em cada ano e segmento da Educação Básica, nas escolas brasileiras, definindo quais conteúdos devem ser repassados e o que é desejado que os estudantes saibam após cada etapa de aprendizado.

O evento se realizou junto à profissionais da educação - professores, diretores, coordenadores, secretários escolares – da rede municipal de ensino, representantes de alunos, pais, conselhos, entidades da sociedade civil, vereadores e representantes de municípios vizinhos.

A BNCC possui um conjunto de 10 competências gerais que precisam ser reproduzidas de forma integrada às habilidades curriculares, durante toda a educação básica. As competências foram definidas a partir dos direitos éticos, estéticos e políticos assegurados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores essenciais para a vida. Desta forma, os direitos da pessoa humana estarão garantidos de acordo com a constituição brasileira.

O prefeito em exercicio Osvaldo Gomes, ressalta que a Base Nacional Comum Curricular é importante porque define o que todos os estudantes têm direito de aprender, e é a oportunidade que as escolas têm de ter um currículo nacional de qualidade. "Temos como propósito estimular os coordenadores pedagógicos, diretores, professores e toda a classe de educadores da Semed, além de integrá-los às pautas da agenda em defesa de uma educação pública de qualidade, respeitando-se as diversidades dos sujeitos sociais".

Segundo a secretaria Yasmin Cunha, o documento é o responsável por estabelecer com transparência os processos relevantes que os estudantes deverão avançar em cada etapa da educação básica, garantindo, desta forma, os direitos de aprendizagem associado às metas e estratégias estabelecidas pelo Plano Municipal de Educação (PME) para que sejam cumpridas.