Infraestrutura

Prefeitura e Cemar implantam lâmpadas de LED em Guimarães

A Prefeitura de Guimarães iniciou nesta semana a substituição de 100 luminárias a vapor de sódio e metálico, por novas lâmpadas de Led. Sem custo adicional para o município, as novas luminárias foram cedidas pela empresa Companhia Energética do Maranhão, CEMAR, que durante os meses de setembro e outubro realizou o Mutirão de Serviços Cemar - Muito melhor pra você!  com diversas atividades em todo o município, com serviços de cadastro na tarifa social baixa renda, troca de titularidade, ligação nova, troca de lâmpadas comuns (fluorescentes e incandescentes) por lâmpadas de LED, sorteio de 120 geladeiras, doação de brindes para crianças e idosos e outras atividades.

Mais modernas, as luminárias LED são mais eficientes, econômicas e duráveis. “A luminária LED reduz em 65% o consumo de energia por cada lâmpada instalada. Com uma durabilidade de seis anos, produz uma economia substancial por lâmpada,” relata o secretario de infraestrutura Euripedes Pereira. Estão sendo trocadas as luminárias das ruas Dias Vieira, Emilio Habib e José Bruno de Barros.

Para o prefeito em exercício, Osvaldo Gomes, as substituições, além de melhorar a qualidade da iluminação, prevenir a criminalidade e trazer mais segurança aos pedestres e motoristas, também traz o benefício econômico. “A iluminação pública é essencial para qualidade de vida da população e um instrumento de cidadania, porque traz mais segurança e permite a população desfrutar dos espaços públicos com mais tranquilidade”. Outro aspecto é a durabilidade das lâmpadas de LED – são superiores as convencionais exige pouca manutenção e, esses fatores que contribuem com a economia.

A melhoria da eficiência dos sistemas de iluminação pública, ainda segundo o prefeito, também embeleza as áreas urbanas e favorece o comércio e lazer noturno, “contribuindo assim, para o desenvolvimento social e econômico da nossa Guimarães”.

Mais em Infraestrutura


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!