Assistência Social

Prefeitura implanta ações visando atendimento e o acompanhamento das medidas socioeducativas em meio aberto

A Prefeitura de Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitario está implementando ações que visam o atendimento e o acompanhamento das medidas socioeducativas em meio aberto.

As ações estarão sendo desenvolvidas através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), atuando no atendimento de pessoas em conflito com a lei, em cumprimento de Medida Socioeducativa (MSE) e de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC). A sua finalidade é criar condições para que essas pessoas, autores de ato infracional, construam um novo projeto de vida, por meio de acompanhamento, auxílio e orientação. A família também recebe acompanhamento da equipe técnica.

Nesse sentido, o equipamento CREAS, realizou na tarde de terça feira, dia 23, um encontro do Serviço de Proteção Especializado a familias e adolescentes - PAEFI, que faz parte da Proteção Social Especial ofertada na rede de serviços da politica de assistência social, que visa desenvolver o fortalecimento de vínculos comunitários e famíliares de indivíduos que tiveram vinculos rompidos ou fragilizados.

Essa atividade é integrante do planejado no Plano Municipal de medidas sócioesucativas que está em fase de finalização.

A equipe técnica do CREAS, sob a coordenação de Joyce Ane Moreira dos Anjos são responsáveis pelo acompanhamento das familias.

Apresentou-se também as familias o Projeto Plantando Sonhos, Colhendo Esperança que busca no cultivo de hortaliças e outras culturas como estratégia de cuidado e visando a perspectiva de geração de renda a essas familias e esga sendo realizado no espaço do CDC (Centro de Desenvolvimento Comunitario) em parceria com a Secretaria de Produção Rural e Desenvolvimento Econômico - SEPRODEMA.