Caminhada marca início do Outubro Rosa em Guimarães

Nesta quinta-feira (04), uma caminhada marcou o início do Outubro Rosa, em Guimarães, promovida pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), em parceria com outras entidades. A caminhada, percorreu as principais ruas do centro de Guimarães e reuniu estudantes, entidades, órgãos públicos e empresas do município.

A caminhada teve início no Hospital Municipal Maria Alice Coutinho, e terminou na Praça Luís Domingues, onde o prefeito em exercício Osvaldo Gomes, acompanhado da equipe de servidores da prefeitura, recebeu os participantes da mobilização para realizar a abertura oficial do mês da saúde da mulher em Guimarães.

A secretaria de Saúde, Rose Marinho, alertou que a prevenção contra o câncer de mama e de colo de utero deve acontecer sempre, e não apenas no mês de outubro. Durante o ato na Praça Luis Domingues, Rose falou sobre algumas das formas de realizar o autoexame de toque da mama.  “O Outubro Rosa existe direcionado à prevenção do câncer de mama. Mas a prevenção precisa acontecer todos os dias de nossas vidas, não somente no mês de outubro”, disse. A secretaria ressaltou que esse movimento teve início nos Estados Unidos e foi adotada posteriormente por vários países.

Em sua fala, o prefeito Osvaldo Gomes alertou para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce em relação ao câncer e convidou a população para participar efetivamente da campanha Outubro Rosa. “A cor rosa tem sido o símbolo dessa campanha. Precisamos disseminar informações sobre a campanha e sobre o autoexame para colaborar para o aumento do diagnóstico precoce e da cura”. Convidando também já para a campanha do Mês azul em novembro em alusão ao combate ao câncer de próstata.

A Secretária lembrou que toda a rede pública de saúde de Guimarães está distribuindo material informativo durante o mês de outubro e realizando ações especiais para a campanha, destacando que durante todo o mês de outubro, serão realizadas palestras sobre prevenção e combate ao câncer, divulgação de material informativo e blitz de atendimentos em diversos locais da cidade. Nas unidades de saúde de todo o município, as equipes estarão realizando coletas de preventivo e repassando orientações sobre autoexame da mama. “A informação salva vidas”, atesta. “A mulher não pode ter vergonha de se tocar e de se conhecer. É este conhecimento que vai dar sinais de que ela pode estar coma a doença. O mundo inteiro adotou essa campanha e cada vez mais a população está se conscientizando quanto à prevenção”.