Saúde

Setembro Amarelo conscientiza população para prevenção ao suicídio

A Prefeitura Municipal, através das secretarias de saúde, Educação e Assistência social estão promovendo ações relacionadas ao Setembro Amarelo, considerado o mês de prevenção ao suicídio.

Na secretaria de saúde, as ações começaram ontem, dia 25, nas rodas de conversas com alunos da UE Nossa Senhora da Assunção, da rede municipal, com profissionais da saude e educaçao.

Hoje, dia 26, as rodas de conversas prosseguem, no CE Nossa Senhora da Assunção, da rede estadual.

Hoje pela manha ocorreu tambem uma BLITZ organizada pelos profissionais da saúde e usuários do CAPS I, com entrega de panfletos e orientação para a população.

Amanhã dia 27, haverá projeção de um filme no Casino Vimarense, às 15h, e logo a seguir, às 16:30, haverá a caminhada de prevenção ao suicídio.

Ja a Secretaria de Assistencia Social promove a partir das 18:00, no CRAS, o 1º Encontro Valorizando a Vida – Prevenir o suicídio é possível.

Objetivos do Setembro Amarelo

O principal objetivo da campanha Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo. Para o Setembro Amarelo, a melhor forma de se evitar um suicídio é através de diálogos e discussões que abordem o problema.

Durante todo o mês de setembro, ações são realizadas a fim de sensibilizar a população e os profissionais da área para os sintomas desse problema e para a saúde mental, fazendo-os entender que isso também é uma questão de saúde pública.

Infelizmente para muitos, o suicídio ainda não é visto como um problema de saúde pública, mas sim uma espécie de fraqueza de conduta ou personalidade.

Dados sobre o suicidio 

Segundo dados recolhidos em 2012 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida todos os anos, sendo 75% desses indivíduos moradores de países de baixa e média renda. Estima-se que no mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos.

Atualmente, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. Todos os dias, pelo menos 32 brasileiros tiram suas próprias vidas. Todos esses números poderiam ser evitados ou reduzidos quase que por inteiro se existissem políticas eficazes de prevenção do suicídio.

 

Mais em Saúde


Receba nossa Newsletter. Deixe seu nome e e-mail!