Carro fumacê circulará em Guimarães e Cumã combatendo o mosquito da dengue

A Prefeitura de Guimarães, através da Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir do dia 12 de setembro (quarta-feira), terá início o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti com a nebulização através do carro do Fumacê, que será realizado pela manhã e à noite em todos os bairros da cidade de Guimarães e na localidade de Cumã.

Quando o carro estiver passando, a orientação é que a população abra portas e janelas e o box do banheiro para que o fumacê de inseticida adentre as residências, proteger seus animais, cobrir aquários, gaiolas, bebedouros e recipientes com alimentos dos animais de estimação, para evitar o contato com o veneno. Cuidado especial com as pessoas idosas e crianças. Nenhum alimento, bebida ou algo que será consumido deve ficar exposto. É importante levantar colchas das camas sem deixar no chão, cortinas e outros locais da casa que servem de abrigo para o mosquito.

O veneno pode provocar reação, como incômodo no nariz e nos olhos. Quando o caminhão passar, a pessoa não deve sair de casa. Não deve ficar em cômodos fechados. Deve procurar um local arejado.

O fumacê é o nome popular da atividade de bloqueio do mosquito, a qual necessita de um carro com uma bomba para pulverizar o inseticida através do uso de equipamentos de Ultra Baixo Volume (UBV). Nele, o equipamento realiza pulverizações em aerossol a frio, de modo a se tornar uma espécie de neblina no ambiente, que deixa o produto suspenso no ar. O mosquito, ao passar por essa neblina, é atingido pelas partículas do inseticida e é eliminado.

Lembramos ainda que o veneno só atinge os mosquitos adultos e que a melhor forma de evitar os mosquitos é acabar com os criadouros.