Estudantes da rede municipal participam de oficina culinária

A prefeitura Municipal de Guimarães, através da Secretaria de Educação realizou oficinas de culinária com estudantes do Jardim de Infância Edson Anchieta. O projeto é coordenado pela nutricionista Nayara Farias com o auxílio da também nutricionista Nicole Ramos e tem o objetivo maior de incentivar as crianças aos bons hábitos alimentares, ajudá-los a identificar, mostrar a importância e os motivos pelos quais se alimentam, reconhecer os alimentos que fazem bem à saúde, identificar cores, textura e os diferentes sabores, as frutas e legumes.

Antes de tudo começar era preciso se preparar e um avental foi dado para cada criança. Além disso, para segurar os cabelos, todos usaram tocas. A última etapa foi lavar as mãos, depois, as crianças foram ensinadas a manipular os alimentos de forma divertida. A cada etapa da receita as crianças se divertiam. “Essa é a proposta da nossa oficina, juntar  aprendizado e diversão”, comenta a nutricionista Nayara Farias, explicando que:

“Ao iniciar a oficina, foi explicado aos alunos o devido uso de toucas e aventais como forma de higiene na preparação de refeições, ensinamos a correta lavagem das mãos. No momento foi mostrado e explicado a função de cada alimento utilizado no sanduíche. Demonstrei primeiramente como se preparava e o restante tudo foi com eles. Para acompanhar o sanduíche foi oferecido suco verde (maracujá e couve) fonte de vitamina C e ferro”.

Os alimentos utilizados na oficina foram: cenoura, tomate, alface, pão e frango.