UBS de Genipauba reúne mães e bebês e encerra agosto dourado em Guimarães

A Prefeitura Municipal de Guimarães,, através da Secretaria Municipal de Saúde, encerrou a campanha Agosto Dourado (incentivo da amamentação na promoção da saúde da criança e criação do vínculo familiar). Na oportunidade, foi realizada uma vasta programação nas Unidades Básicas de Saúde do Município com atividades oferecidas à população vimarense. A programação foi organizada pelas equipes de saúde distribuídas nas Unidades Básicas de Saúde de Cumã, Gepuba, Araoca, Posto Bom Samaritano e Genipauba.

A Secretaria de Saúde da Mulher, Rose Marinho, informou que foi realizado atividades e ações voltadas à importância do leite materno tanto para os bebês quanto para as mães. “Oferecemos também roda de conversa com sorteio de brindes, onde foram discutidas muitas informações principalmente a respeito do aleitamento materno e da amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê”, explicou.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é uma campanha criada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), e todo ano, mundialmente, é comemorada entre os dias 1 a 7 de agosto. A intenção dessa ação é dar visibilidade e promover informação acerca da importância da amamentação para as crianças e também para as mães.

Essa semana tem o foco na sobrevivência e proteção do desenvolvimento infantil, uma vez que o leite materno é o melhor alimento para elas. Estima-se que anualmente, no mundo todo, mais de 10 milhões de crianças com idade inferior a 5 anos morrem por doenças que podem ser prevenidas e tratadas.

Em Genipauba, os profissionais da saúde que fizeram parte da ação foram: enfermeira Rafaella Marreiro, técnicas e agentes de saúde: Iza Rafaela, Nilde Silva, Flávia  Barros, Noristelma Diniz, Aldalena Fonseca, Raimunda Nonata, Josenir do Livramento, Maria de Jesus, Izailde Martins.  Saúde Bucal : Brunna Gonçalves e NASF : Fisioterapeuta Suzy Costa e Nutricionista Rayanna Ribeiro