Cumã recebe ações do Projeto CRAS na Comunidade

Os moradores de Cumã e Santo Antonio tiveram a oportunidade ontem (29) de participar das atividades do CRAS na Comunidade. O evento é o primeiro de uma série que pretende levar as ações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e órgãos parceiros para diferentes regiões do município de Guimarães. A coordenadora do Cras, Olivia Gonçalves, ficou satisfeita com a primeira atividade do Projeto:

“Resumo este dia como gratificante! Servir o povo e levar serviços mais próximo deles, seja na zona urbana ou rural é um dos princípios da PNAS. Levar cidadania e qualidade de vida é obrigação do Poder Público e é isso que a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário está fazendo para a população Vimarense”.

O CRAS é a porta de entrada da Assistência Social, atuando prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. O Cras busca promover a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial e de outras políticas. Assim, possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais.

A equipe do Cras apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns, como falta de acessibilidade, violência no bairro, trabalho infantil, falta de transporte, baixa qualidade na oferta de serviços, ausência de espaços de lazer, cultural, entre outros.

Em Cumã, o Projeto Cras na Comunidade foi realizado o dia todo no Ginásio Poliesportivo da localidade, na ocasião, foram ofertados os seguintes serviços: orientações sobre programas sociais, inclusão e atualização do Cadastro Único, Bolsa Familia, Benefício de Prestação Continuada (BPC), ID Jovem, Carteira do Idoso, emissão de Carteira de Identidade e serviços de saúde como: Terapia Ocupacional, Saúde Mental, Nutricionista, Fisioterapeuta, Aferição de Pressão, Controle de Glicemia, pesagem, aplicação de flúor, dentre outros.

O Projeto Cras na Comunidade é uma realização da Prefeitura de Guimarães, por meio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário (SASDECOM) e em parceira com a Casa do Cidadão, SEMUS (CAPS E NASF) e Escola Técnica Executiva. Outras regiões de Guimarães serão contempladas com o projeto até o final do ano. O próximo evento será realizado no dia 05 de setembro no povoado de Itapecuru.

Mais em Assistência Social