Saúde

Ações do Agosto Dourado são realizadas nas UBS de Cumã, Araoca, Gepuba e Bom Samaritano (sede)

Em alusão ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno, a prefeitura de Guimarães através da Secretaria municipal de Saúde realizou nas UBS de Cumã, Araoca, Gepuba e Posto Bom Samaritano, atividades para mães lactantes e seus bebês.

No Posto de Saúde do Cumã, uma equipe de profissionais coordenada pela chefe do Posto, enfermeira Poliana Maia, a médica Dra Anny, o nutricionista Marcelo, os agentes de saúde Zé Oliveira e Carmelita, técnica de enfermagem Vespertina e demais profissionais recebeu um grupo de mães de bebês para discorrer sobre amamentação.

A programação constou de palestra feita pelo nutricionista Marcelo, explicando que assim como durante a gestação, depois do parto a dieta da mãe continua sendo importante para o desenvolvimento do bebê. Uma alimentação rica em nutrientes, assim como a ingestão constante de água, ajuda a garantir sucesso na amamentação e saúde para a lactante e o bebê.

A enfermeira Poliana e a médica Anny explicaram as vantagens da amamentação, pois o leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê. Nele estão contidos todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e outras necessárias para o seu completo e correto desenvolvimento. Este contém ainda substâncias tais como anticorpos e glóbulos brancos, essências para proteger o bebê contra doenças. A amamentação também contribui para o desenvolvimento emocional do bebê, pois promove uma forte ligação emocional com a mãe, transmitindo-lhe segurança e carinho. Além do mais, o leite materno tem a vantagem de ser facilmente digerido, muito prático pois está sempre pronto, e económico, não necessitando de esterilizador, mamadeiras ou leite em pó. Para a mãe também traz muitas vantagens tais como uma maior segurança; queima calorias de modo a ser mais fácil voltar ao seu peso normal; o útero regressa mais rapidamente ao seu tamanho normal; protege-a da osteoporose, do cancro da mama e do ovário.

Ao final das palestras foram distribuidas lembrancinhas para as mães que estiveram presentes.

Palestras sobre nutrição, dieta de maes lactantes e importancia da amentação, além da distribuição de lembrancinhas ocorreu tambem na Unidade Básica de Saude de Araoca, a ação envolveu mães da região e contou com a participação dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF): a fisioterapeuta Suzy e a nutricionista Rayanna; do Programa Saúde da Família (PSF): enfermeiras Rafaella e técnica em enfermagem Nilde; do Programa de Saúde Bucal: dentista José Inácio Mendonça e a técnica Brenna.

Na Unidade Basica de Saude de Gepuba diversas maes se reuniram para escutar a enfermeira Aryane Cerveira, a técnica em enfermagem Susana Borges, o nutricionista Marcelo Sousa e a Fisioterapeuta Tarcila Silva que deram orientações para as mães ali presentes sobre a importância do aleitamento materno.

Finalmente, a ação do Agosto Dourado ocorreu também no Posto Bom Samaritano, na Sede, envolvendo os profissionais de saúde que ali trabalham.