Prefeitura e Governo do Estado capacitam entrevistadores do Cadastro Único

A Prefeitura de Guimarães, através da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, através da Secretaria Adjunta de Renda e Cidadania, realizou durante três dias, de 08 a 10 de agosto, uma capacitação voltada aos entrevistadores do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O curso foi realizado no Centro de Formação de Monitores, localizado no Bairro Primavera, e teve por objetivo qualificar técnicos municipais para atuarem como entrevistadores no preenchimento dos formulários do Cadastro Único e garantir a qualificação das informações inseridas no programa.

A capacitação foi ministrada por técnicos da Secretaria Adjunta de Renda e Cidadania, do governo estadual. Foram convidados entrevistadores dos municípios de Mirinzal e Central, sendo cinco participantes de cada um. Participaram da capacitação, técnicos da Secretaria de Assistência Social, Educação, Saúde, Produção Rural, Esporte, Agentes de Saúde, Sindicato de Trabalhadores Rurais e Colônia de Pescadores.

O Cadastro Único é um instrumento de coleta de dados e informações criado pelo Governo Federal para identificar famílias de baixa renda e vítimas de vulnerabilidade social existentes no país para inclusão em programas sociais de abrangência nacional como Bolsa Família, Programa Minha Casa, Minha Vida, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), entre outras iniciativas.

O entrevistador é responsável por registrar e controlar o fluxo de documentos e as rotinas de trabalho nos bancos de dados relativos ao Cadastro Único e Programa Bolsa Família. Ele tem a função de analisar, monitorar e arquivar processos decorrentes da operacionalização dos sistemas e dos dados registrados em documentos, formulários físicos, eletrônicos e nos sistemas online relacionados ao Cadastro Único e PBF.

Para Fernanda Cardoso, Secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Comunitário, o Cadastro Único é um documento bastante complexo e o seu preenchimento exige uma série de cuidados. “Por isso a importância da qualificação dos entrevistadores que, durante o curso, têm a oportunidade de conhecer detalhes do sistema e esclarecer todas as dúvidas”, explica.