Cidadania

Prefeitura Municipal e Governo do Estado realizam debates sobre drogas em Guimarães

Uma parceria realizada entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esportes e Lazer e o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Extraordinária de Estado da Juventude realizou nesta última segunda-feira (06), palestras de prevenção contra as drogas em Guimarães.

As palestras foram realizadas nas Escolas Unidade Escolar Nossa Senhora da Assunção e Centro de Ensino Nossa Senhora da Assunção, durante uma roda de debates e contou com dezenas de alunos e professores das referidas escolas.

A atividade integra as ações da Campanha ‘Juventude Prevenida dialoga sobre drogas’, promovida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv). Estiveram presentes o secretário José Henrique Carlos, acompanhado pelo funcionário Carlos Boais, as diretoras Isnândia Cartagenes e Luciene Cardoso, e representantes da Seejuv.

A ação tem como objetivo criar uma rede de informação, formação e cuidado em relação a problemática das drogas, envolvendo poder público, instituições e sociedade. Em Guimarães, mais de 100 alunos participaram dos diálogos, que tiveram um caráter dinâmico, informativo e formativo, a partir de uma metodologia que envolveu veiculação de vídeo documentário seguido de debate e dinâmica em grupo. O formato da atividade despertou o interesse dos estudantes e levou-os a manter uma boa conversa sobre a temática delicada das drogas, que precisa ser cada vez mais abordada, especialmente no ambiente escolar.

A Seejuv desenvolve ações da Campanha Juventude Prevenida desde 2015. A campanha é realizada durante todo o ano com quatro edições abordando os seguintes temas: prevenção a ISTs/AIDS, alcoolismo, acidentes de trânsito (fevereiro), prevenção à violência e exploração sexual de crianças, jovens e adolescentes (maio), prevenção às drogas (junho e julho) e prevenção ao suicídio (setembro).