Educação

Parceria Sebrae e Prefeitura de Guimarães implanta o Programa Jovens empreendedores em escolas municipais

Foi realizada durante a semana de 31 de julho a 03 de agosto uma capacitação para os professores, gestores escolares e supervisores da Rede Municipal de Ensino no programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O JEPP é uma metodologia de trabalho escolar promovida pelo Sebrae como forma de estimular o comportamento empreendedor dos alunos e culmina na elaboração de um plano de negócios. O programa é composto por nove cursos com conteúdo programático que favorece o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores, levando o aluno a querer galgar novos horizontes e planejar o seu futuro.

A intenção do Programa é propor uma abordagem leve, interativa e que estimule os alunos a planejarem seu futuro por meio de atitudes empreendedoras. O Jovens Empreendedores Primeiros Passos oferece palestras e oficinas para professores e alunos, estimulando a oferta da disciplina Empreendedorismo nas escolas trabalhadas. Além disso, os alunos são estimulados a criar negócios envolvendo sustentabilidade e conhecem, na prática, aspectos da gestão e das finanças de micro e pequenas empresas.

Em Guimarães, o JEPP está sendo implantado inicialmente nas escolas da rede pública municipal Dr Urbano Santos (1° ao 5°) e Nossa Senhora da Assunção (6° ao 9° ano). O objetivo da iniciativa é incluir atitudes empreendedoras nas escolas do Município. Durante a capacitação de 45 horas, os professores conheceram a metodologia a ser aplicada baseada nos 4 pilares da educação propostos pela UNESCO: Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. A capacitação apresentou práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

A metodologia inclui a elaboração do plano de aula para a implantação da metodologia do JEPP junto aos alunos. O objetivo é que os estudantes aprendam de forma lúdica e desenvolva habilidades e comportamentos empreendedores, sensibilizando os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.