Cidadania

Conselho Municipal de Turismo e Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo serão reativados em Guimarães

Sob a coordenação do turismólogo da prefeitura municipal, Marcos Dominici e da empresária Juciely Andrade, foi formada uma comissão para reativar o COMTUR e implantação do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Turismo.

A comissão já se reuniu diversas vezes, formada por pessoas estratégicas dentro da atividade do turismo em Guimarães, nos setores de hospedagem, alimentação, transporte, artesanato, produção agrícola etc. , com representantes tanto do poder público quanto da sociedade civil, inclusive sindicatos.

Em reunião com o prefeito em exercício Osvaldo Gomes, nesta última quinta-feira (02), ficou definido que o Conselho Municipal de Turismo – COMTUR será implantado de acordo com o que prevê as normas da lei municipal nº 845/14 que institui o COMTUR, bem como o funcionamento do Fundo Municipal de Desenvolvimento Turismo, de acordo com a mesma lei.

Durante a reunião ficou definido que o poder executivo irá validar, através de decreto, os conselheiros que foram selecionados dentre pessoas estratégicas para a atividade do turismo no município. Depois disso, serão feitos os procedimentos para a eleição, dentre os conselheiros, do presidente, vice-presidente e secretário executivo do COMTUR.

A ação da comissão de turismo faz parte de umas das ações previstas pelo Programa Líder Liderança para o Desenvolvimento Regional do Litoral Ocidental, promovido pelo Sebrae, e será replicada em municípios como Central, Cururupu, Bequimão e Porto Rico. Bem como está inserido no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, dos governos federal e estadual.